Jaguariúna registrou um saldo positivo de 610 novas vagas formais de trabalho no mês de fevereiro, segundo dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) divulgado nesta terça-feira (30) pela Secretaria de Trabalho do Ministério da Economia.
De acordo com o Caged, Jaguariúna registrou em fevereiro 1.684 admissões e 1.074 demissões de trabalhadores, números que mostram a retomada da economia antes do agravamento da pandemia de coronavírus em todo o País.
Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico e Social de Jaguariúna, Lúcio Tomasiello, o número positivo em fevereiro reflete o esforço da Prefeitura para trazer novas empresas para a cidade.
“Os dados indicam uma recuperação em relação aos empregos perdidos durante a pandemia, onde perdemos por volta de 1.200 vagas e viemos recuperando até zeramos isso no começo de fevereiro deste ano”, explicou o secretário. “Essa foi a primeira meta estabelecida pelo prefeito Gustavo Reis, e terminamos o mês com aproximadamente 200 vagas positivas de saldo no ano”, completou Tomasiello.
Ainda de acordo com o secretário, o desafio de gerar mais vagas formais continua, pois o regresso do Estado à fase vermelha do Plano São Paulo de retomada gradual das atividades na pandemia deverá provocar nova retração no mercado de trabalho. “Continuamos trabalhando para trazer novas empresas, para fortalecer os empregos e comércios locais”, finaliza.
Em 2019, Jaguariúna aprovou uma lei municipal que garante 50% dos postos de trabalho gerados por empresas na cidade a moradores de Jaguariúna. A medida integra uma consistente política de incentivo fiscal do município, que visa atrair novos investimentos empresariais.