CENTRO DE CULTURA CAIPIRA DE JAGUARIÚNA

JAGUARIÚNA INAUGURA O PRIMEIRO CENTRO DE CULTURA CAIPIRA DA RMC

A Prefeitura de Jaguariúna inaugurou no último dia 12 de fevereiro o Centro de Cultura Caipira de Jaguariúna, o primeiro do gênero na Região Metropolitana de Campinas (RMC). O espaço, localizado na Estação de Guedes, patrimônio histórico do município, abriga uma exposição permanente sobre os costumes e a tradição caipiras, desde a linguagem e culinária típicas, até a música e o folclore, e reforça o compromisso de Jaguariúna de preservar e manter suas tradições e raízes.

O local está aberto à visitação às quartas, quintas e sextas-feiras, das 9h às 17h, e aos sábados, domingos e feriados, das 9h às 14h. A entrada é gratuita.

O projeto de criação e instalação do Centro de Cultura Caipira foi desenvolvido pela Secretaria de Turismo e Cultura de Jaguariúna e levou cerca de um ano para ser executado, sob supervisão da secretária Maria das Graças Hansen Albaran Santos.  
“Era um projeto que já tínhamos a ideia de fazer há algum tempo, o bairro Guedes merece, pois é um bairro rural, que preserva as raízes caipiras e tem tudo a ver com esse projeto. A cidade também preserva suas raízes, tem uma orquestra de violeiros, tem aulas de viola, luteria, a questão da culinária, então esse espaço é muito adequado. A gente quer trazer as pessoas para que visitem esse espaço, até para que a tradição caipira não se perca”, explica a secretária Graça Albaran. 

“O projeto é dividido em três salas. Na primeira, contamos a história e falamos sobre o artesanato. Na segunda sala, tem a música caipira, as festas, o cinema. Na terceira sala, há um cenário de uma cozinha caipira, com receitas típicas que poderão ser levadas para casa pelos visitantes”, diz Fabiano Rizzoni, historiador da Secretaria de Turismo e Cultura, responsável pelo projeto.

Um dos destaques da primeira sala é o Dicionário de Caipirês Paulista, um grande painel com as expressões mais populares da linguagem caipira e sua “tradução”, como “manguaça véia”, “migué” e “óia”. Os painéis também trazem informações e a história da música, culinária, folclore, danças, festas, religião e dialeto caipiras. 

O espaço também conta com uma área exclusiva para apresentações artísticas e ensaios da Orquestra de Violeiros do Jaguary.

Além da exposição permanente, a Estação de Guedes também passará a ser a sede da Orquestra de Violeiros.

A Estação de Guedes foi inaugurada em 1945 e passou por processo de restauração em 2012. O trabalho durou cerca de um ano e resgatou um dos principais patrimônios históricos e culturais do município. 

 

SERVIÇO
Centro de Cultura Caipira de Jaguariúna
Onde: Estação de Guedes, s/nº - bairro Guedes – Jaguariúna (SP)
Horário de visitação: quartas, quintas e sextas-feiras, das 9h às 17h; sábados, domingos e feriados, das 9h às 14h 
Quanto: a entrada é gratuita

Centro de Cultura Caipira de Jaguariúna