PROJETOS CULTURAIS


BANDA MUNICIPAL PAULO DE MORAES PENTEADO

Maestro Aparecido Anastácio.

Na Lei nº 1.483, de 25 de junho de 2003, foi criada a Banda Municipal de Jaguariúna com a denominação de “Maestro Paulo de Moraes Penteado”, que em 4 de novembro completaria 100 anos de existência e, muitos destes anos, foram dedicados à Corporação Musical.

A Banda iniciou modesta na sua composição, com a presença do dedicado Hélio Maestro Macelani e foi crescendo com tempo.

A Banda Municipal “Maestro Paulo de Moraes Penteado” é motivo de orgulho para todos os jaguariuneses e dentre seus mais diversos instrumentos estão bombardão, bombardino, trombones, trompetes, saxofones, clarinetas, flauta transversal e percussão.

O primeiro Concerto aconteceu em 11 de setembro de 2004 e, a partir daí levou o nome de Jaguariúna a diversas cidades da região e também fora dela, com uma dedicação ímpar de seus músicos.



MAESTRO APARECIDO ANASTÁCIO

Iniciou sua carreira como músico militar do Exército Brasileiro (ESPCEX) em 1980, e desde então tem obtido muitas experiências em diferentes atuações no cenário musical. Estudou canto e técnica vocal com Suzana Cabral e Cecília Baradel. Fez aulas e participou de Master Classes de Trombone com Claudio Alves, Donizete Fonseca e Fernando Chipoletti. Fez aulas de violoncelo com Meila Tomé, Lara Ziggiati, Fabio Presgrave, Robert Suetholz e Antonio Lauro Del Claro. Participou de cursos de regência com os maestros Jean Reis, Demetrius Fuller (EUA) e Pablo Saelzer (EUA).

Como instrumentista, participou de diversos grupos e formações instrumentais. Nos últimos anos, tem desenvolvido intenso trabalho como educador musical em projetos como: “O Ser Humano Esse Gigante” da Sociedade Guarda Mirim de Amparo (2004 – 2005); Projeto BAMMA – Banda Marcial de Amparo de (2010 – 2012); Projeto Cultural Oficina de Cordas da Orquestra de Câmara e Sinfônica Vila Lobos de Mogi Guaçu (2011 – 2015). Foi Coordenador Pedagógico e Musical no projeto “Orquestra Jovem de Santo Antônio de Posse” (2010 – 2016).

É Educador Musical do Projeto Guri (cordas graves) nos Polos Pedreira, Santo Antônio de Posse desde 2006, professor de cordas friccionadas na Escola de Música da AD – Belém Paulínia, professor de canto e técnica vocal em diversos corais de igrejas da região.

Técnico em música pelo Conservatório Integrado (Amparo–SP), possui graduação em Pedagogia pela ULBRA – Universidade Luterana do Brasil e Pós-graduação em Psicopedagogia pela UniFAJ – Centro Universitário de Jaguariúna.


CONTATO
Rua José Alves Guedes, 1003.
Parque Santa Maria
Jaguariúna-SP
(19) 3867-4223

VÍDEOS

SOS CIDADÃO

153

CENTRO DE INFORMAÇÕES TURÍSTICAS (CIT)

(19) 3867-4221

POLÍCIA MILITAR

190

Endereço

Rua José Alves Guedes, 1003
Centro - Jaguariúna

Email

turismo@jaguariuna.sp.gov.br

Fones

+55 (19) 3867-4223 / 3837-3176

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.