Jaguariúna , cidade amiga dos animais

Dúvidas Frequentes FAQ

Perguntas e Respostas

1 - Onde posso encontrar um táxi para animal de estimação em Jaguariúna?

Se você é um taxista ou motorista por aplicativo que transporta animais escreva para monicauvzjaguariuna@gmail.com para que seu nome conste nesta lista!

2 - Se o meu animal de estimação tiver contato com agentes químicos ou biológicos o que devo fazer?

Por favor, contate seu veterinário imediatamente. Substâncias perigosas no pelo de um animal podem ser um risco potencial para a saúde para quem entra em contato com o animal.Também evite contato com o sangue, vômito e outros fluidos corporais. Depois de ter sido verificada a inexistência de qualquer problema de saúde existente e o animal estiver estável, o seu animal deve tomar banho e passar por outros procedimentos de descontaminação que podem ser realizados melhor por um veterinário treinado usando o equipamento de proteção adequado, como botas, luvas e proteção para os olhos.

3 - Eu encontrei um cão ou gato abandonado em Jaguariúna. O que devo fazer?

Primeiro você pode perguntar para os moradores do bairro se trata-se de um animal comunitário. Caso não seja um animal comunitário você pode nos ajudar a encontrar um lar temporário para esse animal. A Prefeitura conta com atendimento veterinário e castração gratuitos onde os animais não-domiciliados são priorizados. Entre em contato pelo telefone: (38673960) ou pelo email: monicauvzjaguariuna@gmail.com.
Jaguariúna também conta com uma rede de protetoras que podem ajudar a divulgar a foto do animal para encontrar seu dono ou, caso não tenha dono, um futuro lar! 

4 - Eu tenho que obter uma licença para o meu cão em Jaguariúna?

Na cidade de Jaguariúna não é obrigatório obter licença para seu cão, porém estamos solicitando o cadastro dos animais no momento do recadastramento do seu cartão cidadão. Com este cadastro seu animal poderá usufruir dos serviços que a Cidade dispõe aos animais. Não deixe de cadastrar!
 

5 - Quais são as leis sobre andar com animais em coleiras na cidade de Jaguariúna?

Além da Lei Estadual n° 11.531/2003 que estabelece regras de segurança para posse e condução responsável de cães, temos ainda nosso Código de Postura de Jaguariúna que em seu Art. 140. diz o seguinte: “É expressamente proibido nas ruas da cidade, vilas e povoados: I - conduzir animais bravios sem a necessária precaução”.

6 - Latidos de cão do meu vizinho constantemente! A quem eu posso solicitar orientação?

Você pode fazer uma ocorrência no “Atende Fácil” (156) solicitando “orientação para posse responsável”, nossa equipe irá ao local para avaliar a situação e orientar os tutores.

7 - Quando alguém tem muitos animais e não consegue cuidar bem deles existe algo que um amigo ou um vizinho preocupado possa fazer para ajudar?

Você está interessado em um complexo conhecido como acumulação animal.Os sinais mais comuns de um acumulador de animais são as condições sanitárias inadequadas e a negação ou a falta de compreensão de que há um problema. Mas nem todo mundo que tem vários animais são colecionadores de animais; uma pessoa pode ter uma dúzia de animais e todos serem castrados, receberem cuidados veterinários regulares e terem um ambiente sanitário adequado.
Em quase todos os casos de acumulação animal as pessoas e os animais sofrem. Você pode não querer "incomodar" a pessoa, mas um telefonema pode ser o primeiro passo para ajudar essa pessoa e os seus animais. Fazendo uma ocorrência no “Atende Fácil” da Prefeitura (156) iremos ao local para avaliar a situação e entenderemos como podemos ajudar.
 

8 - Eu gostaria de participar na ajuda aos gatos de rua de Jaguariúna, como posso fazer?

Obrigado por se preocupar com a população felina da cidade de Jaguariúna. A SAUBEA endossa a captura-castração-devolução (CCD) como método humano de controle de colônias de gatos não-domiciliados. Trabalhamos em estreita colaboração com os protetores de animais da cidade. Você pode aprender mais sobre o projeto CCD através do link: (LINK UVZ) . Para obter informações sobre como você pode ajudar na sua área entre em contato conosco pelo email monicauvzjaguariuna@gmail.com ou pelo telefone: (19) 38673960.

9 - Eu tenho menos de 14 anos e eu sou muito jovem para ser voluntário na maioria dos abrigos em Jaguariúna. Como posso ajudar os animais?

Nada nos faz mais felizes do que os jovens com uma paixão por animais. É verdade que, por razões de segurança, muitos abrigos exigem uma idade mínima para voluntários.Mas isso não significa que você não possa ajudar. Aqui estão algumas idéias:

Abrigos sempre precisam de lençóis, cobertores e toalhas para serem usados como camas. Que tal começar uma campanha pela sua escola onde você possa coletar esses itens?;
Realizar uma venda de bolos e doar os lucros para seu abrigo favorito;
Ensinar os irmãos mais jovens sobre a importância de ser gentil com os animais.

10 - Onde posso ir em Jaguariúna para atendimento de emergência pet no final da noite e depois do horário comercial?

A Prefeitura ainda não dispõe de atendimento de emergência gratuito mas você pode entrar em contato com as seguintes clínicas veterinárias particulares que prestam serviço 24 horas:

UniFAJ Jaguariúna
Endereço: Rod. Gov. Dr. Adhemar Pereira de Barros, s/no - km 127 - Tanquinho velho, Jaguariúna - SP, 13820-000
Horas: Aberto 24 horas Telefone: (19) 3837-8506

Centro Veterinário Esperança
Horas: Aberto 24 horas Telefone: (19) 99648-4585

11 - Eu posso ser voluntário na SAUBEA?

Grande idéia! O Departamento de Bem Estar Animal (BEA) da Secretaria de Saúde, está localizado no Campus II da FaJ - Faculdade de Jaguariúna, Rod. Gov. Dr. Adhemar Pereira de Barros, altura do Km 127 e você pode nos contactar através do telefone (19) 38673960 para saber como ajudar.

12 - Como posso denunciar a crueldade contra animais ou solicitar averiguação de maus tratos a animais em Jaguariúna?

Situações que envolvam maus tratos a animais em Jaguariúna podem ser relatadas `a Polícia Municipal de Jaguariúna através do link: https://play.google.com/store/apps/details?id=br.com.innoapps.assist.jaguariuna .MausTratosAnimais, ou através do “153” para fazer a denúncia. Quando você não souber se os maus tratos são intencionais você também poderá entrar em contato com o 156, “Atende Fácil” e gerar uma ocorrência para esta finalidade. Nossa equipe irá ao local para avaliar a situação, orientar os tutores e se necessário entrará em contato com a Polícia Municipal.
O abuso de qualquer tipo deve ser comunicado às autoridades competentes imediatamente. A negligência e crueldade contra os animais vão contra as leis do País e são CRIME! Abuso de animais também pode ser parte de um padrão de outros atos de violência familiar e social, por tanto não deixe de fazer a sua parte.

13 - Será que a SAUBEA possui cuidados veterinários e onde posso levar meu animal de estimação em Jaguariúna sem custo?

O PAMV (Posto de Atendimento Médico Veterinário) da SAUBEA/Secretaria da Saúde, está localizado no Parque Americo Tonietti, bairro Roseira de baixo (R. Figueira, s/n). Para agendamento de consultas gratuitas entre em contato através do telefone (19) 38374077. Ah! lembre de levar seu cartão cidadão! Nossa equipe dedicada de 5 veterinários (incluindo especialistas certificados em medicina interna, cirurgia e oncologia) e 5 estagiários veterinários licenciados estão empenhados em oferecer o mais atualizado cuidado aos animais que passam por nossas portas. Até o momento não possuímos atendimento de emergência, mas estamos nos preparando para poder atender essa demanda.

14 - Onde posso adotar um animal de estimação, na cidade de Jaguariúna?

Você pode visitar o Centro de Adoção Xodó de Bicho para adotar um amigo peludo! É só entrar em contato através da página no facebook (www.xododebicho.org) e agendar uma visita.Você também pode contactar um dos protetores/as para adotar um animal de estimação através do email: grupogateiras@gmail.com.

15 - Como devo acondicionar meu cão ou gato para levá-lo com segurança à consulta?

Seu cão deve usar coleira e, se for agressivo, lembre-se de usar a focinheira também! Para os gatos é necessária uma caixa de transporte. Isso vai evitar que ele fuja e vai ajudar a minimizar o estresse do transporte.

16 - O PAMV oferece castração gratuita?

Sim! Você pode solicitar a castração do seu cão ou gato através de cadastro pelo telefone 156. 

Cada número de cartão cidadão poderá agendar até 5 castrações gratuitas ao ano.

17 - Como posso agendar a vacinação antirrábica de rotina para meu cão ou gato?

Basta ligar no PAMV: (19) 38374077 e agendar! As vacinações antirrábicas acontecem de terça a quinta-feira com hora marcada. São 50 doses mensais disponíveis. Se seu animal estiver doente ou estiver tomando medicação converse com nossa equipe de médicos veterinários antes de agendar!

ORGANIZAÇÃO

Os serviços relacionados a saúde animal é dividido em 03 setores.


  • UVZ
  • SAUBEA
  • PAMV

UVZ

UVZ

Todas as ações de controle populacional de cães e gatos e de bem-estar animal são de responsabilidade do Departamento de Zoonoses e Bem-Estar Animal da Secretaria de Saúde.

Atualmente a Unidade de Vigilância de Zoonoses executa ações do programa de controle da raiva, da leishmaniose, da esporotricose e outros de relevância à saúde pública.

Estrutura da Unidade de Vigilância em Zoonoses
Secretária de Saúde: Maria do Carmo de Oliveira Pelisão
Direção: Débora Conceição Barbosa Moreira Fattore
Coordenação: José Eduardo Chaib de Moraes
Endereço: Rod. Gov. Adhemar Pereira de Barros, altura do Km 127 – Tanquinho Velho
Telefone: (19) 3867-3960 / E-mail: uvzbemestaranimal@jaguariuna.sp.gov.br
Horário de Funcionamento: Segunda à sexta-feira, das 8h às 17h.
Observação: após o horário do expediente, feriados e finais de semana, acionar o plantão UVZ através do telefone 193 - Defesa Civil
Vínculo: UVZ/BEA - Departamento de Zoonoses e Bem Estar Animal

 

SAUBEA

SAUBEA

Fique por dentro dos programas e Serviços da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Jaguariúna relacionado à Saúde e Bem Estar Animal – SAUBEA. Aqui você poderá tirar todas as suas dúvidas relacionadas ao Bem Estar do seu PET, bem como as leis e serviços locais que auxiliam na proteção animal.

O Departamento de Saúde e Bem Estar Animal é responsável pelos programas e serviços oferecidos no município Jaguariúna. Utilize nossa FAQ para saber como proceder em caso de denúncias de maus tratos e outros assuntos relacionaos ao  Bem Estar para do seu Pet.

PAMV

PAMV

Jaguariúna oferece diversos serviços gratuitos para garantir a saúde do seu animal. Para ter acesso aos atendimentos, entre em contato com o Posto de Atendimento Médico Veterinário, através do telefone (19) 3847-4077.

 O PAMV está localizado no bairro Roseira de Baixo, dentro do Parque Americo Tonietti, Rua Figueira, s/n. Atendemos de segunda a sexta-feira com hora marcada. Ainda não atendemos emergências, mas em breve esperamos poder oferecer este serviço à população!

 SAUBEA (19) 3877-3960
  Campus II da UniFAJ
  PAMV (19) 3837-4077
  Parque Americo Tonietti, Rua Figueira, s/n
  Roseira de Baixo