Aberto De 2ª a 6ª feira das 9:00 às 17:00 horas

(19) 3937-4062

ARTIGOS

Confira nossos últimos Posts.

Encontro dos rios Jaguari e Camanducaia


Rio Atibaia

Nascente: Serra da Mantiqueira

Afluentes principais: Rio Cachoeira, Rio Atibainha

O Rio Atibaia é formado pela junção dos rios Atibainha e Cachoeira, entre os municípios paulistas de bom Jesus dos Perdões e Atibaia, sendo que as nascentes do rio Cachoeira encontram-se no estado de Minas geais. Esse rio abastece 90% da população da cidade de Atibaia e 95% da população da cidade de Campinas, entre outras.

À altura da cidade de Americana, o rio Atibaia junta-se ao Jaguari para formarem o rio Piracicaba. Em certos trechos, o Atibaia tem 20 metros de profundidade e 11 metros de largura.

Rio Jaguari

Nascente: Serra da Mantiqueira

Afluentes principais: Rio Camanducaia

O Rio Jaguari percorre os estados de São Paulo e Minas gerais. Suas nascentes estão localizadas no estado de Minas Gerais, nos municípios de Sapucaí-Mirim, Camanducaia e Itupeva. Em Jaguariúna, o rio Jaguari recebe um afluente importante, o rio Camanducaia. Ao juntar-se com o Atibaia, o Jaguari forma o Piracicaba, no município de Americana (SP), seguindo até o município de Barra Bonita (SP), onde se encontra su foz, junto ao Tiête.

Ao entrar em território paulista, o rio Jaguari é represado, sendo este um dos reservatórios integrantes do sistema produtor de água chamado Cantareira, construído para permitir a reversão de água da bacia do Piracicaba para a bacia do Alto Tiête, como reforço ao abastecimento público da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP). São revertidos aproximadamente 33 m³/s, dos quais 31 m³/s originados dos formadores do Piracicaba (Jaguari e Atibaia).

Por atravessar dois estados, o Jaguari é considerado um rio federal, e sua bacia abrange quatro municípios mineiros e 15 paulistas.

Rio Camanducaia

Nascente: Toledo (MG)

Foz: Rio Jaguari

O rio Camanducaia é afluente do rio Jaguari. Nasce no município de Toledo, no estado de Minas Gerais, e tem sua foz no município de Jaguariúna, o que o torna um rio de domínio da União.

A área da bacia do Camanducaia é de 870,68 km² e integra em seus limites territoriais os municípios paulistas de Amparo, Jaguariúna, Monte Alegre do Sul, Pinhalzinho, Serra Negra, Socorro e o município mineiro de Toledo, além de ser composta pelos municípios paulistas denominados de borda, quais sejam, Pedra Bela, Pedreira, Tuiuti, Santo Antônio de Posse e Holambra.

ARTIGOS


Acompanhe nossos posts e publicações.

  • Casa da Memória
    2021

    18/08

  • Encontro dos rios Jaguari e Camanducaia

    ler conteúdo
  • Casa da Memória
    2021

    16/09

  • Inaugurada a 12ª Exposição da Casa da Memória Pe. Gomes

    ler conteúdo
  • Casa da Memória
    2021

    24/11

  • De “Pouso do Jaguary” a povoado do Tanquinho

    ler conteúdo
  • Casa da Memória
    2021

    25/11

  • Em que casa se instalou a primeira prefeitura?

    ler conteúdo
  • Casa da Memória
    2022

    18/02

  • Um barbeiro do Jaguary que se tornou poeta!

    ler conteúdo