Ponte Pedro Abrucês

Època de Construção: 1875.

“Monumento Ferroviário”, reformado e conservado pela Prefeitura Municipal. A ponte ferroviária da antiga Mogiana, também conhecida como “Ponte do Jatobazeiro”, foi inaugurada em Agosto de 1875 com a presença do Imperador D. Pedro II e a Princesa Isabel, que na ocasião, hospedaram-se na Fazenda Jaguari (hoje, Santa Úrsula), propriedade do Barão de Ataliba Nogueira. A ponte de 1875 foi utilizada com ponte ferroviária até o ano de 1946, quando é inaugurado um novo traçado da linha. Posteriormente funcionou como ponte rodoviária e sofreu intervenções na década de 1990, quando foi emoldurada com trilhos de ferro pintados de vermelho, por Pedro Abrucês, na época diretor de obras do município. Para homenagear seu importante trabalho na cidade, a ponte passa receber seu nome. No ano de 2009 é recolocado um limitador para evitar trânsito de veículos altos e pesados que pudessem abalar sua estrutura. As pilastras de sustentação da ponte foram erguidas para sustentar o peso dos comboios que deslizavam nas bitola de 0,90cm a 1,20m. Permitir a passagem de jamantas cujos rodeios extrapolam esta largura é atentar contra a segurança do Patrimônio Histórico. Atualmente a referida ponte dá acesso aos bairros de Jaguariúna localizados na margem esquerda do Rio Jaguari. A ponte está ao lado do Parque Ecológico do Jatobazeiro, onde a mata ciliar foi recentemente replantada. O local é agradável ornamenta às cidades do “Circuito das Águas”