Prefeitura Municipal de Jaguariúna
Finanças responsabilidade fiscal Índice Firjan

CONTAS DA PREFEITURA DE JAGUARIÚNA TÊM BOA GESTÃO FISCAL, SEGUNDO ÍNDICE FIRJAN

Jaguariúna está entre as cidades que têm boa gestão fiscal, de acordo com o IFGF (Índice Firjan de Gestão Fiscal) divulgado neste mês pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro. O levantamento apresenta uma radiografia completa da situação das contas públicas municipais em todo o País e é baseado nos resultados fiscais oficiais, declarados pelas prefeituras à Secretaria do Tesouro Nacional.

Jaguariúna obteve a nota 0,7 no IFGV, que é composto por quatro indicadores: autonomia, gastos com pessoal, investimentos e liquidez. Nos dois primeiros, a cidade obteve a nota máxima (excelência). A pontuação dada aos municípios varia entre 0 e 1, sendo que quanto mais próxima de 1 melhor a gestão fiscal do município.

A classificação dos municípios é feita segundo esses conceitos: Gestão de Excelência (resultados superiores a 0,8 ponto), Boa Gestão (resultados entre 0,6 e 0,8 ponto), Gestão em Dificuldade (resultados entre 0,4 e 0,6 ponto) e Gestão Crítica (resultados inferiores a 0,4 ponto).

“Esses dados do Índice Firjan refletem as boas práticas de gestão fiscal adotadas pela Prefeitura de Jaguariúna nos últimos anos. Desde 2017, temos mantido alto índice nos indicadores da Firjan, o que comprova que estamos no caminho certo, que é o da responsabilidade fiscal”, diz a secretária de Administração e Finanças de Jaguariúna, Elisanita Aparecida de Moraes.

O estudo avaliou as contas de 2020 de 5.239 municípios brasileiros e aborda os principais desafios para a gestão fiscal nas prefeituras. No Estado de São Paulo, foram analisadas as contas de 630 dos 645 municípios.

 

NOTA A PELO TESOURO
Em 2020, as contas da Prefeitura de Jaguariúna também obtiveram o melhor índice de avaliação da capacidade de pagamento (CAPAG) do Tesouro Nacional, um dos principais indicadores financeiros do País, responsável pelo diagnóstico da situação financeira de estados e municípios. Jaguariúna possui nível de excelência no controle de todos os quesitos avaliados pelo índice CAPAG (endividamento, poupança corrente e liquidez). 

 

CONTAS APROVADAS PELO TCE
Outro órgão a validar as contas da Prefeitura de Jaguariúna é o Tribunal de Contas do Estado (TCE) de São Paulo. O tribunal aprovou as contas de 2017, 2018 e 2019 da Administração municipal. 
O Município de Jaguariúna ganhou destaque nos últimos anos pela seriedade, eficiência e responsabilidade na gestão fiscal, em função da implantação de ações planejadas e transparentes, que previnem riscos e corrigem desvios capazes de afetar o equilíbrio das contas públicas, mediante o cumprimento de metas de resultados entre receitas e despesas e a obediência a limites e condições previstos na Lei de Responsabilidade Fiscal.
 

Imprensa

Reportagem:

Ricardo Alécio

Fotos:Divulgação

RANKING COLOCA JAGUARIÚNA ENTRE AS MELHORES DO PAÍS EM SANEAMENTO BÁSICO

A cidade de Jaguariúna subiu 63 posições no Ranking ABES da Universalização do Saneamento, realizado anualmente pela Associação Brasileira ...

INSCRIÇÃO E REMATRÍCULA PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DO ENSINO FUNDAMENTAL JÁ PODEM SER REALIZADAS

A inscrição para a Educação de Jovens e Adultos – EJA está aberta para o segundo semestre de 2020. ...

PREFEITURA INAUGURA FONTE LUMINOSA E PEDALINHOS NO PARQUE DOS LAGOS NESTA SEXTA COM CERIMÔNIA FECHADA TRANSMITIDA PELAS REDES SOCIAIS

A Prefeitura de Jaguariúna inaugura nesta sexta-feira, 19 de junho, às 18h30, a fonte luminosa e o conjunto de ...

JAGUARIÚNA RECEBE MAIS DOIS RESPIRADORES DO GOVERNO ESTADUAL

O Hospital Municipal Walter Ferrari, de Jaguariúna, recebeu do governo estadual mais dois respiradores, aparelhos que são essenciais para ...

UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE É INAUGURADA NO BAIRRO TANQUINHO

A Prefeitura de Jaguariúna inaugurou nesta segunda-feira, 15, a UBS Tanquinho  Lauro Zóia. A unidade faz parte de uma ...