Prefeitura Municipal de Jaguariúna
ACOLHIMENTO

PREFEITURA INTENSIFICA ATENDIMENTO E ACOLHIMENTO AOS MORADORES DE RUA

A secretaria de assistência social da Prefeitura de Jaguariúna, através do Centro Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), oferece atendimento e acolhimento aos moradores de rua.

Com as baixas temperaturas que atingem a cidade nesta semana, esse trabalho foi intensificado, por meio de rondas que oferecem cobertores, pernoite e alimentação.

Atualmente, de acordo com dados da secretaria de assistência social, Jaguariúna conta com 12 pessoas nessas condições, a maioria delas (8), com familiares no município. Para essas pessoas, o CREAS busca restabelecer a relação e fortalecer os vínculos com os familiares.

Já para aqueles que não contam com vínculos em Jaguariúna, a Prefeitura oferece acolhimento, apoio para a regularização de documentos, realiza o cadastro nos programas de renda específico para essa população e busca o encaminhamento para a cidade de origem.

Segundo a secretária de assistência social, Andréa Dias Lizun, as ações junto à população de rua são realmente eficazes a médio e longo prazo, no entanto, esse primeiro acolhimento é fundamental para a reabilitação.

“Muitas vezes são vítimas das desigualdades sociais, distribuição de renda, exclusão do mercado de trabalho e demais situações ligadas à condição socioeconômica, de fundo psiquiátrico, ou de dependência química”, afirmou a secretária.

Para a coordenadora do CREAS, Rita Zapella, acolher o morador de rua, oferecer roupas e alimentação tratam-se de atividades comuns ao sentimento de solidariedade.

“É muito importante que ressaltemos que acompanhado a tudo isso deve existir um trabalho junto às políticas públicas e profissionais capacitados para que a ação tenha, de fato, o resultado esperado. Isso acontece em Jaguariúna”, disse a coordenadora.

Esse serviço é realizado por uma equipe técnica e especializada de assistentes sociais, através de “busca ativa” – em operações de rua, principalmente noturnas, através de denúncias - e também através da “busca espontânea” – quando o morador de rua busca o serviço voluntariamente.

Devido à pandemia da Covid-19, os atendimentos foram adaptados e, agora, são feitos respeitando todas as orientações e protocolos de saúde.

“Tem direito a esse atendimento todo e qualquer cidadão que esteja em situação de rua temporariamente ou como condição de vida”, destacou a responsável da pasta.

Imprensa

Reportagem:

Raphael Luna

Fotos:Divulgação

PREFEITURA DE JAGUARIÚNA SUSPENDE ATENDIMENTO PRESENCIAL NAS REPARTIÇÕES PÚBLICAS

Com a reclassificação de Jaguariúna para a fase vermelha do Plano São Paulo, do Governo do Estado, a partir ...

FASE VERMELHA MUDA ATENDIMENTO DO INSS

O posto de atendimento INSS de Jaguariúna passará a realizar atendendo apenas por telefone a partir da próxima segunda-feira, ...

COM 126% DE SUPERLOTAÇÃO DE UTIS, SAÚDE DE JAGUARIÚNA ANUNCIA MUDANÇAS NO ATENDIMENTO

Devido ao agravamento da pandemia de coronavírus, a Prefeitura de Jaguariúna, por meio da Secretaria de Saúde, vai reorganizar ...

PAT SUSPENDE ATENDIMENTO PRESENCIAL A PARTIR DE SEGUNDA-FEIRA

O atendimento no PAT (posto de atendimento ao trabalhador) será suspenso a partir da próxima segunda-feira, dia 8. O ...

PREFEITURA ABRE INSCRIÇÕES PARA A ESCOLA DAS ARTES NO PRÓXIMO DIA 10 DE MARÇO

A secretaria de turismo e cultura da Prefeitura de Jaguariúna abre no próximo dia 10 de março, quarta-feira, as ...

MAIS 340 DOSES DE VACINA CONTRA A COVID-19 CHEGAM A JAGUARIÚNA

Jaguariúna recebeu nesta quinta-feira, dia 4 de março, mais 340 doses da vacina CoronaVac/Butantan contra a Covid-19. Este é ...

PREFEITURA FAZ SERVIÇOS DE SINALIZAÇÃO HORIZONTAL E INSTALAÇÃO DE PLACAS DE NOMES DE RUA EM JAGUARIÚNA

A Prefeitura de Jaguariúna, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, dá sequência nesta semana à instalação de ...

USUÁRIOS DA ASSISTÊNCIA SOCIAL DEVEM AGENDAR ATENDIMENTOS

A secretaria de assistência social da Prefeitura de Jaguariúna informa que devido a nova classificação da Região de Campinas ...

ESTADO DECIDE E JAGUARIÚNA VOLTA À FASE VERMELHA DO PLANO SÃO PAULO

Devido ao agravamento dos casos de contaminação pelo coronavírus, o Governo do Estado de São Paulo decidiu regredir todos ...

DONA EDNEIA NÃO PERDEU TEMPO!

Aos 79 anos dona Edneia Nunes dos Santos não perdeu tempo. Logo no início da manhã foi até a ...