PREFEITURA DE JAGUARIÚNA INAUGURA ETAs 5 E 6 E NOVO RESERVATÓRIO NO CAPOTUNA
A Prefeitura de Jaguariúna inaugurou na manhã desta segunda-feira, dia 28 de outubro, as estações de tratamento de água (ETAs) 5 e 6, localizadas na sede do Departamento de Água e Esgoto (DAE), e o quarto reservatório de água no bairro Capotuna. As obras integram um pacote de investimentos em abastecimento e saneamento que somam mais de R$ 20 milhões e já estão em pleno funcionamento.
As duas novas ETAs ampliam em quase 60% a capacidade de abastecimento de Jaguariúna, com 270 litros por segundo, suficientes para abastecer uma cidade de mais de 100 mil habitantes. Já o Reservatório 4 no bairro Capotuna possui 1,2 milhão de litros e, em conjunto com o Reservatório 3, também construído na atual gestão, dobra o volume de armazenamento para 5 milhões de litros no centro de reservação de água do Capotuna, que possui outros dois reservatórios. No total, agora são quatro dispositivos de armazenamento.
As cerimônias de inauguração das ETAs e do reservatório, realizadas em sequência, contaram com as presenças de autoridades e de familiares de homenageados que dão nome às obras entregues.
A ETA 5 recebeu o nome de “Sebastião Liberato Serafim”. A ETA 6 passa a se chamar “Edgard Penteado”. Ambos foram servidores públicos municipais e dedicaram seu trabalho à área de saneamento e abastecimento da cidade. Sebastião foi um dos pioneiros no serviço do DAE, tendo construído as primeiras tubulações de abastecimento, e Edgard atuou por muitos anos na área administrativa do departamento.
Já o Reservatório 4 recebeu o nome de “Odilon Mazzotti”, um ambientalista que se dedicou por muitos anos à preservação do Rio Jaguari, onde Jaguariúna faz a captação de água para abastecimento da cidade.
INVESTIMENTOS
A Prefeitura de Jaguariúna já investiu no setor mais de R$ 20 milhões desde 2021 em várias ações e obras. Além das ETAs 5 e 6 e dos dois novos reservatórios do Capotuna, também foi instalado um sofisticado software de telemetria que possibilita o acompanhamento e a gestão, em tempo real, de todo o sistema hídrico e de abastecimento do município, além da construção da nova canaleta de alimentação de água bruta, da instalação da cabine de energia da ETA, da reforma do prédio do DAE e do novo bombeamento do Capotuna, entre outras obras.