CONTAS DA PREFEITURA DE JAGUARIÚNA TÊM BOA GESTÃO FISCAL, SEGUNDO ÍNDICE FIRJAN
Jaguariúna está entre as cidades que têm boa gestão fiscal, de acordo com o IFGF (Índice Firjan de Gestão Fiscal) divulgado neste mês pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro. O levantamento apresenta uma radiografia completa da situação das contas públicas municipais em todo o País e é baseado nos resultados fiscais oficiais, declarados pelas prefeituras à Secretaria do Tesouro Nacional.
Jaguariúna obteve a nota 0,7 no IFGV, que é composto por quatro indicadores: autonomia, gastos com pessoal, investimentos e liquidez. Nos dois primeiros, a cidade obteve a nota máxima (excelência). A pontuação dada aos municípios varia entre 0 e 1, sendo que quanto mais próxima de 1 melhor a gestão fiscal do município.
A classificação dos municípios é feita segundo esses conceitos: Gestão de Excelência (resultados superiores a 0,8 ponto), Boa Gestão (resultados entre 0,6 e 0,8 ponto), Gestão em Dificuldade (resultados entre 0,4 e 0,6 ponto) e Gestão Crítica (resultados inferiores a 0,4 ponto).
“Esses dados do Índice Firjan refletem as boas práticas de gestão fiscal adotadas pela Prefeitura de Jaguariúna nos últimos anos. Desde 2017, temos mantido alto índice nos indicadores da Firjan, o que comprova que estamos no caminho certo, que é o da responsabilidade fiscal”, diz a secretária de Administração e Finanças de Jaguariúna, Elisanita Aparecida de Moraes.
O estudo avaliou as contas de 2020 de 5.239 municípios brasileiros e aborda os principais desafios para a gestão fiscal nas prefeituras. No Estado de São Paulo, foram analisadas as contas de 630 dos 645 municípios.
NOTA A PELO TESOURO
Em 2020, as contas da Prefeitura de Jaguariúna também obtiveram o melhor índice de avaliação da capacidade de pagamento (CAPAG) do Tesouro Nacional, um dos principais indicadores financeiros do País, responsável pelo diagnóstico da situação financeira de estados e municípios. Jaguariúna possui nível de excelência no controle de todos os quesitos avaliados pelo índice CAPAG (endividamento, poupança corrente e liquidez).
CONTAS APROVADAS PELO TCE
Outro órgão a validar as contas da Prefeitura de Jaguariúna é o Tribunal de Contas do Estado (TCE) de São Paulo. O tribunal aprovou as contas de 2017, 2018 e 2019 da Administração municipal.
O Município de Jaguariúna ganhou destaque nos últimos anos pela seriedade, eficiência e responsabilidade na gestão fiscal, em função da implantação de ações planejadas e transparentes, que previnem riscos e corrigem desvios capazes de afetar o equilíbrio das contas públicas, mediante o cumprimento de metas de resultados entre receitas e despesas e a obediência a limites e condições previstos na Lei de Responsabilidade Fiscal.