Prefeitura Municipal de Jaguariúna
Assistência Social CRAS conferência

CRAS DE JAGUARIÚNA REALIZAM PRÉ-CONFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

Os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) de Jaguariúna realizaram as pré-conferências de assistência social com as famílias de cada território para levantar propostas pelos usuários que serão debatidas na 10ª edição da Conferência Municipal de Assistência Social, que acontecerá no dia 16 de junho. As propostas visam o aprimoramento da política de Assistência Social no âmbito municipal, estadual e federal.

A conferência possibilita a participação social por meio de debate que discute e avalia as ações e políticas públicas, além da definição das prioridades para a Assistência Social nos próximos anos.

A 10ª Conferência Municipal de Assistência Social será realizada no dia 16 de junho, às 8h, no Campus 1 da UniFAJ. O evento será aberto ao público e abordará cinco eixos de discussão, tendo como tema central a “Reconstrução do SUAS”, o Sistema Único de Assistência Social. 

Os eixos de discussão foram divididos e cada Cras debateu um tema com seus usuários abrangendo dessa forma a totalidade das discussões nas pré-conferências.

Cras Centro – eixos 1 e 5
Cras Florianópolis - eixo 2
Cras Nassif – eixo 3
Cras Cruzeiro do Sul – eixo 4


CONFIRA OS 5 EIXOS DE DISCUSSÃO:

1 - FINANCIAMENTO: Financiamento e orçamento de natureza obrigatória, como instrumento para uma gestão de compromisso e responsabilidades dos entes federativos para garantia dos direitos socioassistenciais, contemplando as especificidades regionais do país;
2 - CONTROLE SOCIAL: Qualificação e estruturação das instâncias de controle social com diretrizes democráticas e participativas; 
3 – ARTICULAÇÃO ENTRE OS SEGMENTOS: Como potencializar a participação social no SUAS? 
4 – SERVIÇOS, PROGRAMAS E PROJETOS: Universalização do acesso e a integração das ofertas dos serviços e direitos no SUAS;  
5 – BENEFÍCIO E TRANSFERÊNCIA DE RENDA: A importância dos benefícios socioassistenciais e o direito a garantia de renda como proteção social na reconfiguração do SUAS. 
 

Imprensa

Reportagem:

Ricardo Alécio

Fotos:Divulgação

FESTIVAL DE FÉRIAS EXIBE SUCESSOS DO CINEMA NO TEATRO DE JAGUARIÚNA

Quem gosta de assistir a um bom filme não pode perder a programação do Festival de Férias desta semana. ...

DENÚNCIAS DE MAUS-TRATOS A ANIMAIS CRESCEM 89% EM 2021 EM JAGUARIÚNA

O número de ocorrências envolvendo maus-tratos e abandonos de animais cresceu 89% em Jaguariúna em 2021, em relação ao ...

POLÍCIA MUNICIPAL REALIZA 4.780 ATENDIMENTOS EM JAGUARIÚNA EM 2021

A Polícia Municipal de Jaguariúna realizou em 2021 um total de 4.780 atendimentos. Segundo balanço divulgado pela Secretaria Municipal ...

CENTRO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS ESTÁ COM MATRÍCULAS ABERTAS

Os jaguariunenses que sonham em voltar a estudar podem se matricular no Ceja (Centro de Educação de Jovens e ...

PREFEITURA FAZ SERVIÇOS DE ROÇAGEM E REMOÇÃO DE ENTULHO NESTA SEGUNDA-FEIRA

A Prefeitura de Jaguariúna, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Serviços, realiza nesta segunda-feira, dia 10 de ...

ASSISTÊNCIA SOCIAL SUSPENDE ATENDIMENTO PRESENCIAL

A Secretaria de Assistência Social de Jaguariúna informa que, devido ao aumento de transmissão do coronavírus registrado nos últimos ...

JAGUARIÚNA ZERA FILA DE ESPERA PARA O PROGRAMA AUXÍLIO BRASIL

Com a liberação pelo Governo Federal de 500 novas famílias beneficiárias, Jaguariúna zerou neste mês a fila de espera ...

SAÚDE APLICA PRIMEIRA, SEGUNDA E TERCEIRA DOSES DA VACINA CONTRA O CORONAVÍRUS EM JAGUARIÚNA

A Prefeitura de Jaguariúna irá aplicar durante toda esta semana todas as doses da vacina contra a covid-19, conforme ...

ESCOLA DAS ARTES DE JAGUARIÚNA ABRE REMATRÍCULA NESTA SEGUNDA-FEIRA

A Escola das Artes de Jaguariúna vai abrir rematrícula para os alunos que já estavam frequentando alguns dos cursos ...

COM A PRESENÇA DE JOÃO DORIA, PREFEITURA DE JAGUARIÚNA E ESTADO INAUGURAM CRECHE DO CAPOTUNA

Com a presença do governador João Doria e do prefeito Gustavo Reis, além de outras autoridades, a Prefeitura de ...