ALUNOS E PROFESSORES DO CEJA DE JAGUARIÚNA PARTICIPAM DE PALESTRA SOBRE EMPREENDEDORISMO
Alunos e professores do CEJA (Centro de Educação de Jovens e Adultos) de Jaguariúna participaram na noite desta quarta-feira (17) da palestra “Empreendedorismo como opção de carreira”, ministrada pelo presidente da ACI (Associação Comercial e Industrial) de Jaguariúna, João Rodrigues, em parceria com o Sebrae (Serviço de Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas). O evento integra as atividades da Semana Global do Empreendedorismo na cidade e foi realizado no CEJA “Professora Yvone Poltronieri Santos”.
Segundo a secretária de Educação de Jaguariúna, Cristina Catão, o objetivo é “dar oportunidade para que os alunos do CEJA possam conhecer melhor o empreendedorismo e ver como seus esforços em terminar os estudos do fundamental e médio são importantes e poderão contribuir muito para que possam conquistar um emprego ou melhorar sua posição na empresa, seja ele comércio, prestação de serviço ou indústria, o que chamamos de intra-empreendedorismo, ou iniciarem seus próprios negócios”.
Ainda de acordo com a secretária, a cultura empreendedora traz inúmeros benefícios e pode impactar na melhora do desenvolvimento econômico-social e transformar realidades das pessoas. Por isso, atividades de empreendedorismo continuarão a ser realizadas na rede de ensino municipal.
“O grande objetivo é conscientizar os alunos do CEJA, muitos já adultos, sobre a importância do empreendedorismo no mundo de hoje, como eles podem conquistar uma qualificação ou um emprego melhor e até mesmo empreender. Queremos estimular esse jovem ou esse adulto a se formar e se tornar um profissional mais qualificado”, afirmou João Rodrigues.
Instituída pela Lei Federal 14.135 de 2021, a Semana Global do Empreendedorismo está inserida no calendário nacional e prevê a realização de atividades sobre o tema na terceira semana de novembro de cada ano. A proposta é desenvolver palestras, debates, seminários e outros eventos para fortalecer e disseminar a cultura empreendedora no país.