Agora o morador de Jaguariúna tem mais um canal de comunicação para agendar a visita dos agentes do Censo Demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Segundo Rubens de Camargo, responsável pelo Censo em Jaguariúna, o número de WhatsApp (19) 98351-1819 já está disponível para quem ainda não respondeu às questões do Censo, que são muito importantes para a formulação de políticas públicas e para a distribuição de recursos da União ao município.
“Basta o morador fazer o contato pelo WhatsApp, passar uma mensagem com nome e endereço completos. Em seguida, já vamos fazer contato para agendar a visita à residência. É mais uma forma de agilizar o serviço”, explica Camargo.
Os moradores também podem agendar a visita do recenseador pelo telefone 137.
Receber bem e prestar todas as informações solicitadas pelos recenseadores não é só uma necessidade, mas também uma obrigação dos moradores, prevista na legislação. A Lei Federal nº 5.534/1968 prevê a obrigatoriedade na prestação das informações estatísticas colhidas para o Censo 2022 e que vão servir de base para a formulação de políticas públicas e para a distribuição de recursos da União.
Em Jaguariúna, cerca de 20 recenseadores trabalham desde o dia 1º de agosto do ano passado, data em que o Censo começou a ser realizado em todo o país. A Prefeitura de Jaguariúna dá suporte às equipes do Censo e orienta a toda população a atender os recenseadores com educação e atenção, respondendo a todas as perguntas do questionário.
A prévia do Censo indica um total de 61 mil moradores em Jaguariúna.