A Prefeitura de Jaguariúna, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Planejamento, promoveu nesta quarta-feira, dia 22 de janeiro, uma reunião com a Unidade Gestora do Programa Bacias Jaguariúna para discutir ações e os próximos passos do município na conservação e recuperação dos recursos hídricos da cidade.
A Unidade Gestora do Programa (UGP) Bacias Jaguariúna é formada pela Prefeitura de Jaguariúna, Ambev, Embrapa Meio Ambiente, The Nature Conservancy (TNC), Agência das Bacias PCJ e Jaguatibaia Associação de Proteção Ambiental.
O Programa Bacias Jaguariúna tem como objetivo promover a conservação e recuperação de mananciais no município de Jaguariúna, além de incrementar os serviços ambientais relacionados principalmente à disponibilidade hídrica e à qualidade da água.
Quando essas áreas são protegidas, elas permitem que a natureza gere benefícios para a população de toda a região, conhecidos como serviços ambientais.
Desde 2015, ano em que o projeto entrou em operação na Bacia Hidrográfica do Rio Jaguari, 217 hectares de áreas já foram restaurados, 287,5 hectares de florestas foram recuperados, 174 hectares de solo foram conservados, 10 famílias foram beneficiadas com saneamento rural, seis famílias receberam pagamento por serviços ambientais e quase R$ 6 milhões em recursos foram alavancados.
Além disso está em andamento um levantamento de fauna em duas propriedades rurais que participam do Programa, uma localizada na Bacia do Rio Jaguariúna e outra em uma Sub Bacia do Rio Camanducaia. Tal levantamento vai ser de extrema importância para identificar as espécies e avaliar o estado de conservação da biodiversidade da região, contribuindo para futuras tomadas de decisões dentro do Programa.
Os próximos passos do Programa que se destacam é a expansão e aceleração da implantação das ações, como o reflorestamento, a conservação de florestas, o saneamento rural e o PSA, além do avanço dos trabalhos de educação ambiental.
Essas ações reforçam o compromisso do município com a sustentabilidade e a preservação dos recursos hídricos, fundamentais para o bem-estar da população e o equilíbrio ambiental.