A Prefeitura de Jaguariúna realizou nesta quarta-feira, dia 25 de maio, a 1ª Oficina de Saúde Mental de Jaguariúna. O encontro foi realizado no Teatro Municipal Dona Zenaide e contou com a presença de representantes da Rede de Atenção Psicossocial do Município e de Bruno Mariani, médico do Serviço Cândido Ferreira, ator, diretor e produtor de teatro, que abordou o tema “Tratar não é trancar”.
Segundo a Secretaria de Saúde de Jaguariúna, o evento faz parte do plano de ação que visa reestruturar a Rede de Atenção Psicossocial do Município, mas também abordar e discutir temas da 5ª Conferência Nacional de Saúde, como “Fortalecer e garantir Políticas Públicas: o SUS, o cuidado de saúde mental em liberdade e o respeito aos Direitos Humanos”.
“O objetivo foi iniciar uma discussão para dentro dos serviços, atenção primária juntamente com a Rede de Atenção Psicossocial, organizarmos os processos de trabalho e os pontos de atenção. Essa primeira oficina foi voltada para os funcionários da rede de saúde que estão à frente dos serviços”, explica a secretária de Saúde de Jaguariúna, Maria do Carmo de Oliveira Pelisão.
“Estamos sempre buscando o aperfeiçoamento e qualificação dos serviços, com mais conhecimento e informações para levar o que é melhor para a população do município, principalmente no que se refere a saúde mental, que é um problema que está bastante recorrente e um desafio após esses dois anos de pandemia”, completa a secretária.