SAÚDE DE JAGUARIÚNA TESTOU 20% DA POPULAÇÃO PARA COVID-19, COM 5,9% DE CASOS POSITIVOS
A ação de testagem em massa feita pela Prefeitura de Jaguariúna no mês de abril realizou testes rápidos para Covid-19 em 11.475 pessoas. Desse total, 678 (ou 5,9%) testaram positivo para a doença. Os números estão em balanço da testagem divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde. Com a ação, a Prefeitura de Jaguariúna conseguiu testar cerca de 20% da população da cidade.
Foram aplicados 14.700 testes no total – a diferença para o número de pessoas efetivamente testadas corresponde a testes que apresentaram erros e tiveram de ser refeitos. “Com essa testagem em massa, conseguimos identificar e isolar os infectados que não apresentavam sintoma algum, evitando a transmissão da doença”, explica a secretária de Saúde de Jaguariúna, Maria do Carmo de Oliveira Pelisão.
A testagem em massa – que é uma recomendação da OMS (Organização Mundial da Saúde) para enfrentar a disseminação do novo coronavírus, causador da Covid-19 – foi realizada em Jaguariúna nos dias 15 e 16 de abril, em três pontos: no Parque Santa Maria, no estacionamento do Centro Cultural e na Interclínicas da UniFAJ.
“Quando avaliamos o total de casos do Município, somando os casos confirmados e suspeitos 4.585 até a data de 5 de maio e mais os 678 da testagem, chegamos a um total de 5.263 pessoas. Ou seja, apenas 9,39% da população total do município tiveram Covid-19 até o momento, enquanto 90,60% ainda não”, avalia a secretária. “Por isso, temos que continuar tomando todos os cuidados para evitar a proliferação do coronavírus”, diz.
BAIRROS, GÊNERO E IDADE
Segundo o balanço da ação, a testagem registrou amostragem de todos os bairros do município. A estratificação por gênero da testagem em Jaguariúna mostra que 56,51% dos que fizeram o teste rápido foram mulheres e 43,48% homens. Já por faixa etária houve predominância da faixa de 21 a 60 anos de idade (67,7% do público testado).
Outro dado importante apontado pelo estudo é que vários dos participantes que tinham anticorpos ou que testaram positivo para Covid-19 disseram não ter apresentado sintomas. “Isso dá uma noção melhor do tamanho do desafio que é identificar e isolar quem foi infectado para quebrar a cadeia de transmissão do vírus e controlar a pandemia”, conclui Maria do Carmo.