ASSISTÊNCIA SOCIAL E CONSELHO DA PESSOA IDOSA PROMOVEM PALESTRAS SOBRE ALZHEIMER
A Secretaria de Assistência Social de Jaguariúna, em parceria com o Conselho Municipal da Pessoa Idosa, está promovendo palestras sobre o Dia Mundial do Alzheimer, visando a conscientização e desafios do estigma que cerca a doença. As palestras têm sido ministradas pela doutora Jessyka Bram, gerontóloga especialista em reabilitação cognitiva para adultos e idosos.
A série de palestras teve início no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) Cruzeiro do Sul, na última sexta-feira (16), com uma roda de conversa com o público do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e também com os familiares e cuidadores de idosos.
Na quarta-feira, dia 21 de setembro, às 9h, a palestra será aberta ao público, e ocorrerá no CRAS Nassif que, provisoriamente, encontra- se alocado no Centro Dia do Idoso, que fica na Rua Franco, 497, no Jardim Zeni.
Já no dia 22 de setembro a palestra ocorrerá no CRAS Florianópolis, às 14h, na Rua Ormádio Pinola Filho, 396, no Parque Florianópolis.
CONSCIENTIZAÇÃO
No Brasil, o dia 21 de setembro é o Dia Nacional de Conscientização da Doença de Alzheimer e foi instituída pela Lei nº 11.736/2008.
A doença, descrita pela primeira vez em 1906 pelo psiquiatra alemão Aloysius Alzheimer (1864-1915), se apresenta como demência ou perda de funções cognitivas (memória, orientação, atenção e linguagem), causada pela morte de células cerebrais. Quando diagnosticada no início, é possível retardar o seu avanço e ter mais controle sobre os sintomas, garantindo melhor qualidade de vida ao paciente e à família.
A doença é caracterizada pela piora progressiva dos sintomas, entretanto, muitos pacientes podem apresentar períodos de maior estabilidade. A evolução dos sintomas da Doença de Alzheimer pode ser dividida em três fases: leve, moderada e grave.
As pesquisas têm progredido na compreensão dos mecanismos que causam a doença e no desenvolvimento de drogas para o seu tratamento, cujos objetivos são aliviar os sintomas existentes, estabilizando-os ou, ao menos, permitindo que boa parte dos pacientes tenha uma progressão mais lenta da doença.
“É importante ressaltar que o estilo de vida é muito importante para prevenir o Alzheimer. Quanto mais cedo houver uma mudança de hábitos, mais fácil minimizar o problema”, explica Jessyka Bram.
DICAS PARA PREVENIR O ALZHEIMER:
– Estímulo ao cérebro: mantenha o cérebro ativo aprendendo algo novo
– Exercitar-se: 30 minutos de atividade física de três a cinco vezes por semana.
– Ter uma alimentação saudável e balanceada
– Controlar o diabetes e a pressão arterial
– Expor-se ao sol ou tomar suplementar com Vitamina D