JAGUARIÚNA 68 ANOS!
Assistência Social CRAS Alzheimer

ASSISTÊNCIA SOCIAL E CONSELHO DA PESSOA IDOSA PROMOVEM PALESTRAS SOBRE ALZHEIMER

A Secretaria de Assistência Social de Jaguariúna, em parceria com o Conselho Municipal da Pessoa Idosa, está promovendo palestras sobre o Dia Mundial do Alzheimer, visando a conscientização e desafios do estigma que cerca a doença. As palestras têm sido ministradas pela doutora Jessyka Bram, gerontóloga especialista em reabilitação cognitiva para adultos e idosos.

A série de palestras teve início no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) Cruzeiro do Sul, na última sexta-feira (16), com uma roda de conversa com o público do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e também com os familiares e cuidadores de idosos.

Na quarta-feira, dia 21 de setembro, às 9h, a palestra será aberta ao público, e ocorrerá no CRAS Nassif que, provisoriamente, encontra- se alocado no Centro Dia do Idoso, que fica na Rua Franco, 497, no Jardim Zeni. 

Já no dia 22 de setembro a palestra ocorrerá no CRAS Florianópolis, às 14h, na Rua Ormádio Pinola Filho, 396, no Parque Florianópolis.

CONSCIENTIZAÇÃO
No Brasil, o dia 21 de setembro é o Dia Nacional de Conscientização da Doença de Alzheimer e foi instituída pela Lei nº 11.736/2008.

A doença, descrita pela primeira vez em 1906 pelo psiquiatra alemão Aloysius Alzheimer (1864-1915), se apresenta como demência ou perda de funções cognitivas (memória, orientação, atenção e linguagem), causada pela morte de células cerebrais. Quando diagnosticada no início, é possível retardar o seu avanço e ter mais controle sobre os sintomas, garantindo melhor qualidade de vida ao paciente e à família. 

A doença é caracterizada pela piora progressiva dos sintomas, entretanto, muitos pacientes podem apresentar períodos de maior estabilidade. A evolução dos sintomas da Doença de Alzheimer pode ser dividida em três fases: leve, moderada e grave.

As pesquisas têm progredido na compreensão dos mecanismos que causam a doença e no desenvolvimento de drogas para o seu tratamento, cujos objetivos são aliviar os sintomas existentes, estabilizando-os ou, ao menos, permitindo que boa parte dos pacientes tenha uma progressão mais lenta da doença.

“É importante ressaltar que o estilo de vida é muito importante para prevenir o Alzheimer. Quanto mais cedo houver uma mudança de hábitos, mais fácil minimizar o problema”, explica Jessyka Bram. 

DICAS PARA PREVENIR O ALZHEIMER:
– Estímulo ao cérebro: mantenha o cérebro ativo aprendendo algo novo
– Exercitar-se: 30 minutos de atividade física de três a cinco vezes por semana.
– Ter uma alimentação saudável e balanceada
– Controlar o diabetes e a pressão arterial
– Expor-se ao sol ou tomar suplementar com Vitamina D
 

Imprensa

Reportagem:

Ricardo Alécio

Fotos:Foto Divulgação

PREFEITURA DE JAGUARIÚNA INTESIFICA OPERAÇÃO TAPA-BURACOS; MORADOR PODE PEDIR POR TELEFONE

A Prefeitura de Jaguariúna, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Serviços, está intensificando a operação tapa-buracos. Nesta ...

MÊS DE ANIVERSÁRIO DE JAGUARIÚNA TERMINA COM MAIS SHOWS GRATUITOS

Para fechar o mês de aniversário de Jaguariúna com chave de ouro a Prefeitura, por meio da Secretaria de ...

NOTA DE PESAR PELA MORTE DA EX-SECRETÁRIA CRISTINA SERRA

É com profundo pesar que comunicamos o falecimento de Cristina Aparecida Rossi Serra, ex-secretária municipal ...

RODEIO DE JAGUARIÚNA TEM IMPACTO POSITIVO NA CIDADE 

A Prefeitura de Jaguariúna faz um balanço positivo da realização do Jaguariúna Rodeo Festival 2022, encerrado no último fim ...

ESPORTE ABRE AMANHÃ AS INSCRIÇÕES PARA CAMPEONATO DE FUTEBOL VETERANOS

A Secretaria de Juventude, Esportes e Lazer de Jaguariúna abrirá as inscrições para o campeonato municipal de Futebol Veteranos ...

‘JAGUARIÚNA SOLIDÁRIA’ DE OUTUBRO SERÁ NA ESTAÇÃO DE GUEDES

A edição do mês de outubro do programa “Jaguariúna Solidária” será realizada nos dias 20 e 21 de outubro, ...

SAÚDE VACINA CRIANÇAS E ADOLESCENTES HOJE NA ESCOLA OSCARLINA TURATO

A Secretaria de Saúde de Jaguariúna vacina nesta segunda-feira, dia 26 de setembro, alunos da escola Oscarlina Pires Turato. ...

SAÚDE OFERECE ESPAÇO DE ACOLHIMENTO À MULHER NO RODEIO DE JAGUARIÚNA

A Prefeitura de Jaguariúna, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, montou um espaço voltado à orientação, apoio e ...

CAMPANHA DE MULTIVACINAÇÃO E CONTRA A PÓLIO EM JAGUARIÚNA APLICOU 4.138 DOSES ATÉ O MOMENTO

A Secretaria de Saúde de Jaguariúna aplicou até o momento 2.604 doses na campanha de multivacinação realizada na cidade, ...

CULTURA LANÇA NOVO PROJETO QUE LEVA TEATRO PARA MAIS PERTO DA POPULAÇÃO

A Secretaria de Turismo e Cultura de Jaguariúna dará início a um novo projeto neste domingo, dia 25, com ...

JAGUARIÚNA 68 ANOS!

Assine nosso newsletter

Receba nossos informativos diretamente em seu e-mail.