O Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) Cruzeiro do Sul oferece atendimento a migrantes, refugiados e apátridas. O serviço é realizado em parceria com a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
Por meio do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) da universidade, é realizada a tradução de documentação, bem como a formação em habilidade linguística como parte da garantia de direitos dessa população.
Segundo a Secretaria de Assistência Social de Jaguariúna, essa parceria também tem como um de seus eixos o apoio à formação dos técnicos para o trabalho com imigrantes.
“A parceria com a Unicamp através do IEL e o CRAS Cruzeiro do Sul visa contemplar uma oficina de habilitação linguística em português para migrantes, que tem como objetivo oferecer conhecimento básico sobre a língua portuguesa e possibilitar-lhes uma participação social mais significativa, bem como ampliar as suas possibilidades de empregabilidade”, explica a secretária de Assistência Social de Jaguariúna, Andréa Dias Lizun.