O Conselho Tutelar de Jaguariúna realiza campanha para diminuir o número de casos de violência contra a criança e o adolescente na cidade. O objetivo é alertar a população sobre o fato de que esse tipo de ação é crime e deve ser denunciado.
Somente no último mês foram feitos 75 atendimentos na cidade. Entre eles, aconteceram três casos de estupro, quatro de gravidez na adolescência, dois de automutilação ou tentativa e fala suicida e seis de conflito familiar.
Os registros não param por aí. O Conselho Tutelar de Jaguariúna também constatou que 21 crianças e adolescentes deixaram de frequentar a escola, seis precisaram de tratamento médico devido a problemas familiares e duas foram vítimas de maus tratos.
E tem mais um dado preocupante. De janeiro a setembro deste ano foram registrados 14 casos de violência sexual, quase o mesmo número contabilizado durante todo o ano de 2020 quando o Conselho Tutelar registrou 16 casos.
Diante desses números a orientação é para a população denunciar caso saibam que um adolescente ou uma criança está sendo vítima de maus tratos.
A coordenadora do Conselho Tutelar de Jaguariúna, Soraya Marion, ressalta que a população deve ficar atenta aos sinais que as crianças e os adolescentes dão. “Seja no comportamento, nas marcas pelo corpo ou distúrbio alimentar. São muitos sinais que é possível detectar nas vítimas. Todos têm que ficar atentos pois todos são responsáveis por eles”, alertou a coordenadora do Conselho Tutelar.
As denúncias podem ser feitas pelos telefones do Conselho Tutelar (19) 9-9799-1892 e (19) 3867-1047 / 3837-4481 ou pelo Disque 100, SOS 153. Além disso, o denunciante também pode ir até o Hospital Municipal Walter Ferrari, unidades de saúde da cidade, Pronto Socorro (PS), escolas e Polícia Militar, Civil e Polícia Municipal e explicar o que está acontecendo.
O Conselho Tutelar de Jaguariúna fica na rua José Alves Guedes, 943, Centro.