A Educação municipal de Jaguariúna faz bonito novamente e é finalista em uma competição nacional. Desta vez a cidade participou da disputa elaborada pelo Fundo Garagem Educação, concorreu com 200 projetos de todo o Brasil e agora está entre os dez melhores do país com o trabalho elaborado pela Escola Municipal Professor Mário Bergamasco.
Professores de 20 estados diferentes, incluindo o Distrito Federal, mandaram ideias de projetos inovadores e transformadores na educação, podendo incluir uma ou várias disciplinas.
A Escola Municipal Professor Mário Bergamasco, de Jaguariúna, foi representada pela professora Luciene Mára de Lima. O projeto dela é baseado na produção de vídeos feitos pelos próprios alunos envolvendo os conteúdos estudados. A ideia é que cada estudante identifique a sua forma de melhor aprender e de se aprofundar nos estudos sendo por meio de explicações, criação de jogos, experimentações e até mesmo desafios. Como tudo é gravado, o vídeo pode ser compartilhado e o conhecimento também.
A professora Luciene comemora o resultado e lembra que o projeto já está em andamento desde o finalzinho do ano passado e já há vídeos prontos que aos poucos são publicados no canal do Youtube: Alimentando Mentes Criativas. “Para os alunos que têm dificuldades com os recursos tecnológicos em suas casas e não conseguem participar das Lives, temos estudantes que já estão preparando vídeos para ajuda-los”, comentou a professora.
Para a secretária de educação de Jaguariúna, Cristina Catão, os estudantes das escolas municipais só têm a ganhar com esse resultado positivo para a cidade. “Para a escola e para a Educação este projeto se mostra como fundamental para que possamos engajar nossos alunos nos estudos ao passo que vamos usando a criatividade para driblar os obstáculos impostos pela pandemia”, exclamou a secretária.
O QUE É O FUNDO GARAGEM EDUCAÇÃO:
O Fundo Garagem Educação foi criado pelos fundadores do site Garagem Educação para apoiar professores inovadores e empreendedores em seus projetos por meio de um micro-fundo de 1mil reais.
Desta forma, os professores poderão utilizar o dinheiro com recursos que julgarem necessários para irem além com suas turmas.