Jaguariúna acaba de alcançar um marco histórico na educação municipal: a conquista do Selo Ouro no Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização, iniciativa do Ministério da Educação que reconhece ações de excelência para a alfabetização de crianças em todo o Brasil.
A premiação coloca Jaguariúna em uma posição de destaque, fazendo parte de um seleto grupo de municípios que demonstraram compromisso efetivo com a alfabetização e letramento. No Estado de São Paulo, 353 cidades alcançaram o Selo Ouro. Já no cenário nacional, Jaguariúna figura entre os 2.592 municípios que receberam esta honraria máxima.
A conquista reflete o trabalho contínuo e planejado da Secretaria Municipal de Educação, que, ao longo de 2024, implementou uma série de programas e iniciativas voltadas para a melhoria da leitura e escrita entre os alunos. Entre as principais ações apresentadas ao Ministério da Educação, destacam-se: Adesão a programas do SIMEC: Avaliação de Fluência Leitora, ferramenta essencial para monitorar o desempenho dos alunos; Plataforma “Elefante Letrado”, que incentiva a leitura por meio de tecnologia e conteúdos interativos; Construção do PATe (Plano de Ações e Trabalho Educacional), que direcionou os esforços pedagógicos.
Formação Continuada de Educadores: Alfabetiza Juntos SP, capacitação alinhada às diretrizes do Governo do Estado; 3º Festival Internacional de Cultura (FIC-Jaguariúna), ampliando o repertório cultural e educacional; Programa Escolas Criativas e Laboratórios de Educação e Ensino Inovador (LEEI), que fomentaram práticas pedagógicas inovadoras.
Além disso, também são destaque a parceria PAR-SESI, fortalecendo o suporte educacional; a melhoria de materiais didáticos, em parceria com o Governo do Estado, o investimento em espaços de leitura, entre outros. Essas melhorias foram possíveis graças ao uso de verbas do PDDE (Programa Dinheiro Direto na Escola) e da APM (Associação de Pais e Mestres).
Em 2023, Jaguariúna também conquistou o título de Melhor Educação do Estado de São Paulo, no Prêmio Band Cidades Excelentes. A cidade também é 1º lugar na Região Metropolitana de Campinas (RMC) no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) e 8ª no Estado.