A EMEI Oscar de Almeida ficou entre os 50 finalistas nacionais do programa Educação Viária é Vital, uma das iniciativas mais reconhecidas do país na prevenção de sinistros de trânsito. Desenvolvido há mais de 20 anos no Brasil pela Fundación Mapfre, o programa envolve professores, estudantes, comunidade e poder público com o objetivo de promover um trânsito mais seguro, consciente e sustentável.
Mais de 450 projetos de todo o Brasil participaram desta edição do programa, finalizado na última sexta-feira, dia 5 de dezembro, em evento em São Paulo.
O projeto da escola de Jaguariúna se destacou pela proposta inovadora e pelo impacto das ações de educação para o trânsito realizadas com as crianças. A iniciativa reforça a importância de estimular, desde cedo, comportamentos pautados no respeito e na convivência pacífica, contribuindo para a formação de cidadãos responsáveis e comprometidos com o bem-estar coletivo.
Entre os objetivos do programa estão o estímulo ao senso crítico, incentivando os alunos a observar e refletir sobre o trânsito em seus ambientes; promover colaboração e segurança, com ações participativas que melhorem a circulação dentro e fora da escola, e valorizar boas práticas, destacando projetos criativos com resultados positivos na segurança viária.


