Prefeitura Municipal de Jaguariúna
Finanças Governo Capag

JAGUARIÚNA OBTÉM PELA 2ª VEZ CONSECUTIVA ‘NOTA A’ NO ÍNDICE DE FINANÇAS DO TESOURO NACIONAL 

Pela segunda vez consecutiva, a Prefeitura de Jaguariúna obteve o melhor índice de avaliação da capacidade de pagamento (Capag) do Tesouro Nacional. O Capag é um dos principais indicadores financeiros do País, responsável pelo diagnóstico da situação financeira de estados e municípios. Os dados, referentes a 2021, foram divulgados neste mês pelo Tesouro. Em 2020, a cidade também recebeu a nota máxima.

Mais uma vez, Jaguariúna conseguiu o grau de excelência no controle de todos os quesitos avaliados pelo índice Capag – endividamento, poupança corrente e liquidez. Esses indicadores são essenciais para comprovar a saúde financeira de municípios e estados e apontar o cumprimento das regras previstas na Lei de Responsabilidade Fiscal.

“A metodologia do cálculo, dada pela Portaria MF nº 501/2017, é composta por três indicadores: endividamento, poupança corrente e índice de liquidez. Logo, avaliando o grau de solvência, a relação entre receitas e despesa correntes e a situação de caixa, faz-se diagnóstico da saúde fiscal do Estado ou Município. Os conceitos e variáveis utilizadas e os procedimentos a serem adotados na análise da Capag foram definidos na Portaria STN nº 373/2020”, informa o Tesouro Nacional.

Segundo a Secretaria Municipal de Administração e Finanças, o desempenho de Jaguariúna é reflexo direto “das boas práticas administrativas e financeiras implantadas na atual gestão, o que demonstra a seriedade da atual gestão na administração das finanças municipais”.

O Município de Jaguariúna ganhou destaque nos últimos anos pela seriedade, eficiência e responsabilidade na gestão fiscal, em função da implantação de ações planejadas e transparentes, que previnem riscos e corrigem desvios capazes de afetar o equilíbrio das contas públicas, mediante o cumprimento de metas de resultados entre receitas e despesas e a obediência a limites e condições previstos na Lei de Responsabilidade Fiscal.
 

Imprensa

Reportagem:

Ricardo Alécio

Fotos:Divulgação

NESTA SEXTA TEM ‘DESENVOLVE NOS BAIRROS’ NO PARQUE MENEGON

  • O projeto Desenvolve nos Bairros chega a sua segunda edição nesta sexta-feira, dia 14 de março, no Parque Menegon, ...

    OFICINA DE ESCRITA CRIATIVA ACONTECE HOJE E SÁBADO NO PARQUE DOS LAGOS 

  • Começa hoje, às 19h, a Oficina de Escrita Criativa, mais um projeto aprovado pela lei de incentivo à cultura ...

    JAGUARIÚNA REALIZA AMANHÃ 7ª CONFERÊNCIA DA CIDADE

  • Acontece amanhã (14), das 8h às 18h no Auditório do Campus I da UniFAJ, a 7ª Conferência Municipal da ...

    ENCONTRO NO CRAS CRUZEIRO DO SUL CELEBRA O DIA INTERNACIONAL DA MULHER EM JAGUARIÚNA

  • Na manhã desta quinta-feira, 13 de março, o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Cruzeiro do Sul promoveu ...

    PREFEITURA DE JAGUARIÚNA REALIZA OPERAÇÃO TAPA-BURACOS

  • A Prefeitura de Jaguariúna, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Serviços, realiza nesta quinta-feira, dia 13 de ...

    2ª RODADA DO CAMPEONATO MUNICIPAL DE FUTSAL FEMININO ACONTECE NESTE DOMINGO

  • As jogadoras do futsal de Jaguariúna voltam à quadra neste domingo, dia 16 de março, para a segunda rodada ...

    AVENIDA PREFEITO LAÉRCIO JOSÉ GOTHARDO TERÁ FECHAMENTO PARCIAL A PARTIR DE SEGUNDA

  • A Secretaria de Mobilidade Urbana da Prefeitura de Jaguariúna informa que a partir da próxima segunda-feira, dia ...

    CAMPEONATO MUNICIPAL DE FUTEBOL SÊNIOR TEM 2ª RODADA NESTE DOMINGO

  • A segunda rodada do Campeonato Municipal de Futebol Sênior de Jaguariúna 2025 será realizada neste domingo, dia 16 de ...

    ‘MUTIRÃO SIMPLIFICA’ CHEGA A JAGUARIÚNA PARA GARANTIR DIGNIDADE MENSTRUAL E ACESSO À SAÚDE

  • Jaguariúna recebe nesta sexta-feira, dia 14 de março, das 9h às 13h, o Mutirão Simplifica, uma iniciativa da especialista ...

    NOVO TELEFONE PARA CONTATO COM A GM E PEDIDO DE AMBULÂNCIAS

  • A Prefeitura de Jaguariúna informa que, devido a problemas técnicos na telefonia geral da administração, os serviços da Secretaria ...