Prefeitura Municipal de Jaguariúna
Governo Censo 2022

CENSO EM JAGUARIÚNA: MORADORES DEVEM RECEBER RECENSEADORES 

Receber bem e prestar todas as informações solicitadas pelos recenseadores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) não é só uma necessidade, mas uma obrigação dos moradores, prevista na legislação. A Lei Federal nº 5.534/1968 prevê a obrigatoriedade na prestação das informações estatísticas colhidas para o Censo 2022 e que vão servir de base para a formulação de políticas públicas e para a distribuição de recursos da União. O infrator está sujeito a multa.

Em Jaguariúna, cerca de 20 recenseadores já estão trabalhando desde o dia 1º de agosto, data em que o Censo começou a ser realizado em todo o país. A Prefeitura de Jaguariúna dá suporte às equipes do Censo e orienta a toda população a atender os recenseadores com educação e atenção, respondendo a todas as perguntas do questionário.  

Segundo Débora Ramos Fernandes, agente censitária supervisora em Jaguariúna, a principal dificuldade enfrentada na cidade tem sido a resistência de muitos moradores em atender os recenseadores e passar todas as informações solicitadas.

“Estamos tendo bastante resistência. Muitas pessoas não atendem os recenseadores e não passam as informações, o que dificulta o nosso trabalho”, explica Débora. Segundo ela, a lei 5.534 prevê multa de até 10 salários mínimos a quem se recusar a prestar as informações ao Censo. “Os moradores podem ficar tranquilos, as informações são sigilosas”, completou.     

O Censo Demográfico de 2022 é realizado e coordenado pelo IBGE, órgão federal vinculado ao Ministério da Economia e responsável por organizar a consulta, que ocorreu pela última vez no país em 2010.

Os recenseadores atuam uniformizados, com boné e colete azuis com a logomarca do IBGE. Segundo o IBGE, no colete também há crachá de identificação, contendo a foto e os números de matrícula e identidade do entrevistador. Os recenseadores usam um dispositivo móvel de coleta na cor azul. A identidade dos entrevistadores pode ser verificada pelo telefone 0800 721 8181. Dúvidas podem ser tiradas pelo site https://respondendo.ibge.gov.br/.

CENSO 
O Censo Demográfico é a principal fonte de referência para o conhecimento das condições de vida da população em todos os municípios do País e em seus recortes territoriais internos, tendo como unidade de coleta a pessoa residente nos domicílios.

A coleta do Censo deste ano começou em agosto e será realizada até o próximo mês de outubro. Serão investigados cerca de 78 milhões de domicílios particulares em todo o país. O questionário da amostra é aplicado em aproximadamente 11% desse contingente, ou seja, cerca de 8,5 milhões de domicílios. 
 

Imprensa

Reportagem:

Ricardo Alécio

Fotos:Ivair Oliveira

Após retomada das atividades, Posto Veterinário de Jaguariúna já fez mais de 100 atendimentos

O Posto de Atendimento Médico Veterinário da Prefeitura de Jaguariúna realizou mais de 100 atendimentos de animais desde a ...

PROGRAMA “ESPORTE EM CASA” FAZ MAIS UMA LIVE

Amanhã ninguém vai ficar parado com a Live do programa “Esporte em Casa”. 
O programa realizado pela Secretaria Municipal ...

Jaguariúna retoma atendimento com restrições em restaurantes, bares, cultos religiosos, academias e setor de beleza

O Governo do Estado confirmou nesta sexta-feira (7) a progressão de Jaguariúna e toda a região de Campinas da ...

VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE É SUSPENSA EM JAGUARIÚNA ATÉ O GOVERNO DO ESTADO DISTRIBUIR NOVAS DOSES

Desde o final de março, a Secretaria de Saúde de Jaguariúna vacinou cerca de 20 mil moradores da cidade ...

Cemitério de Jaguariúna abre ao público com restrições no Dia dos Pais

O Cemitério Municipal de Jaguariúna vai abrir neste domingo, Dia dos País, para visitação pública. Segundo a Secretaria de ...

Programa Minha Merenda em Casa já entregou quase 200 mil marmitex e 24 mil kits de legumes e frutas

O programa Minha Merenda em Casa, da Prefeitura de Jaguariúna, distribuiu quase 200 mil marmitex e 24 mil kits ...

Jaguariúna dobra vegetação nativa, segundo Inventário Florestal do Estado

A cobertura vegetal nativa do município de Jaguariúna praticamente dobrou nos últimos 10 anos, apresentando um aumento de 1.003 ...

DAE de Jaguariúna tem novos telefones de atendimento

O DAE (Departamento de Água e Esgoto) de Jaguariúna está com novos telefones para atendimento ao público. Os novos ...

Prefeitura de Jaguariúna alerta população sobre queimadas

O Departamento de Agropecuária e Meio Ambiente da Prefeitura de Jaguariúna alerta a população para que evite as queimadas, ...

CENTRO DE REFERÊNCIA DO AUTISMO ATENDE GRATUITAMENTE OS MORADORES DE JAGUARIÚNA

Centro de referência do autismo de Jaguariúna (CAJ) já está funcionando no bairro Tanquinho. A unidade oferece atendimento gratuito aos moradores da ...