A equipe do Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) estará nesta semana em oito bairros de Jaguariúna. O objetivo é colher informações do município através do questionário que deve ser respondido pelos moradores.
São eles: Nova Jaguariúna III, Cruzeiro do Sul, Santa Cruz, São José, Florianópolis, Primavera, Pinheiro e Nassif. Esta será a segunda vez que recenseadores estarão nesses locais pois, na primeira poucos moradores foram encontrados nas residências.
O trabalho começou a ser realizado na cidade no início de agosto. São 20 recenseadores que trabalham uniformizados, com crachá, boné e coletes azuis, devidamente identificados.
O Censo 2022 encerrará no dia 31 de janeiro. Até lá a equipe segue visitando os imóveis para fazer um levantamento populacional da cidade que indicará a quantia em recursos federais que serão destinados a Jaguariúna nos próximos anos.
A Secretária de Administração e Finanças de Jaguariúna, Elisanita Aparecida de Moraes, pede a colaboração da população. “É muito importante que todos respondam ao questionário do Censo. Isso porque com ele é feita a formulação de políticas públicas. Além disso, o Censo também é utilizado para definir como será a distribuição de recursos da União. Ou seja, ele aponta quanto recurso financeiro será destinado a cidade de Jaguariúna”, explicou a secretária.
RESPONDER O CENSO É OBRIGATÓRIO
A Lei Federal nº 5.534/1968 prevê a obrigatoriedade na prestação das informações estatísticas colhidas para o Censo 2022. O infrator está sujeito a multa de até 10 salários mínimos.
Quem quiser, pode consultar a identidade dos entrevistadores pelo telefone 0800-721 8181 ou pelo Site https://respondendo.ibge.gov.br/.