Um grupo de 65 jovens de 17 países foi recebido em Jaguariúna nesta quarta-feira, dia 25 de outubro. Eles participam do 6º Encontro Mundial da Juventude, organizado pela Fundação Pontifícia Scholas Occurrentes e pela World Ort e que acontece até esta sexta-feira (26), na Hebraica, em São Paulo. O evento reúne jovens de países como África do Sul, Moçambique, Haiti, Argentina, entre outros.
O primeiro compromisso do grupo em Jaguariúna foi no Centro de Convivência do Idoso Raízes da Vida, onde participaram de atividade com os idosos.
Em seguida, o grupo fez uma visita ao centro de transmissão da Sky. Lá eles foram recebidos pelo prefeito de Jaguariúna e presidente do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Campinas (RMC), Gustavo Reis, e também pelo presidente da Sky Brasil, Gustavo Fonseca.
Por fim, os jovens visitaram a Fazenda da Barra, um dos patrimônios históricos de Jaguariúna, que foi restaurada pela Administração. Lá eles fizeram uma visita guiada pela fazenda e assistiram a uma atividade de capoeira.
O Encontro Mundial da Juventude foi realizado pela primeira vez em 2016 na Cidade do Vaticano. As edições posteriores foram realizadas em Jerusalém (2017), Buenos Aires (2018), Cidade de México (2019) e Cidade do Panamá (2022). Nos países em que ocorreu, o evento foi declarado de interesse educacional e cultural.
Segundo seus organizadores, o evento será uma verdadeira experiência transformadora a ser estendida além dos dias compartilhados, fazendo com que os jovens retornem a seus países como líderes a fim de contribuir para a construção de um mundo diverso, respeitoso e pacífico.
Participam do encontro jovens da Espanha, Bulgária, Estados Unidos, México, Itália, Portugal, El Salvador, Haiti, Israel, Panamá, Colômbia, Equador, Peru, Venezuela, Argentina, Moçambique, Paraguai, África do Sul e Brasil. Eles celebram a diversidade cultural, religiosa, de gênero e de contexto, compartilhando atividades e experiências que promovem a reflexão e a geração de ideias e consensos.