Prefeitura Municipal de Jaguariúna
Governo IEGM ODS gestão

PREFEITURA DE JAGUARIÚNA REALIZA CAPACITAÇÃO DE SERVIDORES SOBRE GESTÃO MUNICIPAL 

A Prefeitura de Jaguariúna realizou na manhã desta quinta-feira, dia 30 de novembro, curso de capacitação de servidores municipais sobre o Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEG-M) do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE), órgão de fiscalização dos municípios, e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU).

Cerca de 100 servidores, entre secretários municipais, diretores, chefes de setor, entre outros, participaram do treinamento realizado no Teatro Municipal Dona Zenaide. A palestra foi dada pelo professor e especialista em gestão pública, Luciano Aparecido de Lima. 

Os servidores capacitados fazem parte da Comissão do IEGM, ODS e Planejamento Municipal, coordenada pelo Departamento de Controle Interno da Prefeitura de Jaguariúna. O colegiado foi criado exclusivamente para cuidar das questões envolvendo os temas do IEGM.

“É muito importante a participação dos servidores para que a gente possa alcançar cada uma das exigências que são feitas pelo TCE. Todas as áreas estão envolvidas e com isso vamos implementar as melhorias necessárias”, disse Luciano Lima.

O IEG-M foi criado em 2015 pelo TCE para medir a eficiência das prefeituras paulistas. Com foco em infraestrutura e processos, o índice avalia a eficiência das políticas públicas em sete setores da administração: saúde, planejamento, educação, gestão fiscal, proteção aos cidadãos (Defesa Civil), meio ambiente e governança em tecnologia da informação.

Segundo o TCE, isso “oferece elementos que subsidiam a ação fiscalizatória do Controle Externo e da sociedade”. “Os resultados obtidos também produzem informações que têm sido utilizadas por prefeitos e vereadores na correção de rumos, reavaliação de prioridades e consolidação do planejamento dos municípios”, diz o Tribunal.
 

Imprensa

Reportagem:

Ricardo Alécio

Fotos:Divulgação

ALUNOS DO PROGRAMA ‘QUALIFICA JAGUARIÚNA’ PARTICIPAM DE AULA INAUGURAL NA UNIFAJ

Os 142 alunos selecionados para os cursos técnicos de administração, enfermagem e logística, do Programa Qualifica Jaguariúna, da Secretaria ...

PREFEITURA REALIZA OPERAÇÃO TAPA-BURACOS NO JARDIM SÃO JOÃO

A Prefeitura de Jaguariúna, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Serviços, realiza nesta quinta-feira, dia 9 de ...

CONTRIBUINTE PODE BAIXAR GUIAS DO IPTU PELO SITE DA PREFEITURA E APLICATIVO ‘CIDADÃO ONLINE’; PAGAMENTO PODE SER FEITO POR PIX

A Prefeitura de Jaguariúna, por meio da Secretaria Municipal de Administração e Finanças, disponibilizou nesta quinta-feira, dia 9 de ...

ALUNOS DO PROATIV+ PASSAM POR AVALIAÇÃO FÍSICA NO GINÁSIO DO AZULÃO

A dona de casa, Maria do Socorro de Oliveira, foi uma das primeiras alunas a fazer a avaliação física ...

OBRA DE REFORMA ALTERA LOCAL DE ATENDIMENTO DO PAT DE JAGUARIÚNA

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social de Jaguariúna comunica que, devido às obras de reforma no prédio onde ...

PREFEITURA DE JAGUARIÚNA VAI ANTECIPAR PAGAMENTO DA 1ª PARCELA DO 13º SALÁRIO DOS SERVIDORES 

A Prefeitura de Jaguariúna irá antecipar o pagamento da primeira parcela do 13º salário aos servidores públicos municipais para ...

MULHERES EMPREENDEDORAS INSPIRAM AS JAGUARIUNENSES NO 8 DE MARÇO

O Dia Internacional da Mulher, 8 de março, foi marcado por um evento especial realizado pela Prefeitura de Jaguariúna. Reunidas ...

PREFEITURA DE JAGUARIÚNA REALIZA AÇÃO DE APOIO E ORIENTAÇÃO A USUÁRIOS DE DROGAS

A Prefeitura de Jaguariúna deflagrou na manhã desta quarta-feira, dia 8 de março, uma ação conjunta entre as secretarias ...

BAIRRO FLORESTA TERÁ INTERRUPÇÃO DE ENERGIA NESTA QUARTA E QUINTA-FEIRA

A Secretaria de Obras e Serviços de Jaguariúna informa que a concessionária CPFL irá interromper o fornecimento de energia ...

DUPLA FEMININA DE SERTANEJO É A ATRAÇÃO DA FEIRA NOTURNA NO DIA INTERNACIONAL DA MULHER

No dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, a Feira Noturna de Jaguariúna apresenta o show de duas ...