Prefeitura Municipal de Jaguariúna
Governo ODS capacitação Tribunal de Contas

PREFEITURA CAPACITA SERVIDORES SOBRE APLICAÇÃO DOS OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

  • A Prefeitura de Jaguariúna realiza nesta sexta-feira, dia 1º de março, mais uma capacitação voltada a servidores da Comissão de Planejamento e Indicadores de Gestão Municipal. A ação, realizada no Teatro Municipal Dona Zenaide, visa capacitar os servidores para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs), importante instrumento para avaliar as gestões públicas por meio do Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM), do Tribunal de Contas do Estado (TCE).

    A capacitação é coordenada pela Controladoria Geral do Município. O treinamento é dado pelo professor e especialista em gestão pública, Luciano de Lima, e tem como objetivo aprofundar o entendimento sobre os ODSs.

    A comissão, de caráter propositivo e participativo, foi formada para lidar com questões relacionadas à elaboração, execução, monitoramento e avaliação do ciclo de planejamento e do orçamento municipal.

    Outras capacitações já foram realizadas, envolvendo funcionários dos vários departamentos da Prefeitura, além de secretários, diretores, chefes de setor, entre outros.

    Os ODS são uma agenda mundial adotada durante a Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável em setembro de 2015, composta por 17 objetivos e 169 metas a serem atingidos até 2030.

    Nesta agenda estão previstas ações mundiais nas áreas de erradicação da pobreza, segurança alimentar, agricultura, saúde, educação, igualdade de gênero, redução das desigualdades, energia, água e saneamento, padrões sustentáveis de produção e de consumo, mudança do clima, cidades sustentáveis, proteção e uso sustentável dos oceanos e dos ecossistemas terrestres, crescimento econômico inclusivo, infraestrutura, industrialização, entre outros.
     

    Imprensa

    Reportagem:

    Ricardo Alécio

    Fotos:Ivair Oliveira

    Jaguariúna dobra vegetação nativa, segundo Inventário Florestal do Estado

    A cobertura vegetal nativa do município de Jaguariúna praticamente dobrou nos últimos 10 anos, apresentando um aumento de 1.003 ...

    DAE de Jaguariúna tem novos telefones de atendimento

    O DAE (Departamento de Água e Esgoto) de Jaguariúna está com novos telefones para atendimento ao público. Os novos ...

    Prefeitura de Jaguariúna alerta população sobre queimadas

    O Departamento de Agropecuária e Meio Ambiente da Prefeitura de Jaguariúna alerta a população para que evite as queimadas, ...

    CENTRO DE REFERÊNCIA DO AUTISMO ATENDE GRATUITAMENTE OS MORADORES DE JAGUARIÚNA

    Centro de referência do autismo de Jaguariúna (CAJ) já está funcionando no bairro Tanquinho. A unidade oferece atendimento gratuito aos moradores da ...

    POSTO VETERINÁRIO DA PREFEITURA DE JAGUARIÚNA RETOMA ATENDIMENTO

    O Posto de Atendimento Médico Veterinário da Prefeitura de Jaguariúna retomou as atividades, interrompidas desde março devido às restrições ...

    TCE APROVA CONTAS DA PREFEITURA DE JAGUARIÚNA

    O TCE (Tribunal de Contas do Estado) de São Paulo aprovou as contas de 2018 da Prefeitura de Jaguariúna. ...

    PROFISSIONAIS E EMPRESAS DA CULTURA AGORA PODEM RECEBER AUXÍLIO EMERGENCIAL

    A secretaria municipal de turismo e cultura de Jaguariúna está cadastrando os trabalhadores das áreas artísticas e cultural interessados ...

    PREFEITURA DE JAGUARIÚNA OBTÉM NOTA MÁXIMA NO ÍNDICE DE CAPACIDADE DE PAGAMENTO DO TESOURO NACIONAL

    A Prefeitura de Jaguariúna possui o melhor índice de avaliação da capacidade de pagamento (CAPAG) do Tesouro Nacional. O ...

    PREFEITURA DE JAGUARIÚNA VAI TRANSMITIR PROGRAMAS EDUCATIVOS DA REDE DE ENSINO PELA TV ARTES E SKY

    A Prefeitura de Jaguariúna lança nesta sexta-feira, dia 24 de julho, o projeto “Escola na TV”, uma parceria ...

    Saúde de Jaguariúna realiza treinamento de enfermeiros para agilizar testes de Covid-19

    A Secretaria de Saúde de Jaguariúna promoveu nesta quinta-feira, dia 16 de julho, um treinamento que visa ampliar o ...