Prefeitura Municipal de Jaguariúna
Governo ODS capacitação Tribunal de Contas

PREFEITURA CAPACITA SERVIDORES SOBRE APLICAÇÃO DOS OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

  • A Prefeitura de Jaguariúna realiza nesta sexta-feira, dia 1º de março, mais uma capacitação voltada a servidores da Comissão de Planejamento e Indicadores de Gestão Municipal. A ação, realizada no Teatro Municipal Dona Zenaide, visa capacitar os servidores para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs), importante instrumento para avaliar as gestões públicas por meio do Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM), do Tribunal de Contas do Estado (TCE).

    A capacitação é coordenada pela Controladoria Geral do Município. O treinamento é dado pelo professor e especialista em gestão pública, Luciano de Lima, e tem como objetivo aprofundar o entendimento sobre os ODSs.

    A comissão, de caráter propositivo e participativo, foi formada para lidar com questões relacionadas à elaboração, execução, monitoramento e avaliação do ciclo de planejamento e do orçamento municipal.

    Outras capacitações já foram realizadas, envolvendo funcionários dos vários departamentos da Prefeitura, além de secretários, diretores, chefes de setor, entre outros.

    Os ODS são uma agenda mundial adotada durante a Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável em setembro de 2015, composta por 17 objetivos e 169 metas a serem atingidos até 2030.

    Nesta agenda estão previstas ações mundiais nas áreas de erradicação da pobreza, segurança alimentar, agricultura, saúde, educação, igualdade de gênero, redução das desigualdades, energia, água e saneamento, padrões sustentáveis de produção e de consumo, mudança do clima, cidades sustentáveis, proteção e uso sustentável dos oceanos e dos ecossistemas terrestres, crescimento econômico inclusivo, infraestrutura, industrialização, entre outros.
     

    Imprensa

    Reportagem:

    Ricardo Alécio

    Fotos:Ivair Oliveira

    JAGUAR OPEN INNOVATION: PARCERIA ENTRE PREFEITURA E UNIFAJ IMPULSIONA INOVAÇÃO EM JAGUARIÚNA

  • A Prefeitura de Jaguariúna, por meio da Secretaria Municipal de Gestão, Inovação e Tecnologia, e o Centro Universitário de ...

    INTERLIGAÇÃO DE ADUTORA PARA O ALTO DE SÃO PEDRO MELHORARÁ ABASTECIMENTO DE ÁGUA NA REGIÃO

  • O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Jaguariúna (SAAEJA) realizou nesta quinta-feira, dia 6 de março, a obra ...

    PARQUE DOS LAGOS RECEBE PROJETO ‘CANTAR EM LIBRAS’ NESTE SÁBADO

  • O Parque dos Lagos recebe o projeto “Cantar em Libras: workshop sobre música, surdez e acessibilidade”, beneficiado pela Lei ...

    CAMPEONATO MUNICIPAL DE FUTEBOL SÊNIOR TEM INÍCIO NESTE DOMINGO

  • Dois jogos abrem neste domingo (9) o Campeonato Municipal de Futebol Sênior 2025, uma realização da Secretaria ...

    CAMPEONATO MUNICIPAL DE FUTSAL FEMININO COMEÇA DOMINGO NO AZULÃO

  • Promovido pela Secretaria Municipal de Juventude, Esportes e Lazer da Prefeitura de Jaguariúna, o Campeonato Municipal de Futsal Feminino ...

    JAGUARIÚNA CELEBRA O DIA DA MULHER COM EVENTOS DE EMPODERAMENTO E LIDERANÇA

  • Jaguariúna prepara uma programação especial para celebrar o Dia Internacional da Mulher, promovendo eventos que destacam o empoderamento feminino, ...

    PREFEITURA DE JAGUARIÚNA CRIA OUVIDORIA DA SAÚDE PARA FORTALECER ATENDIMENTO AO CIDADÃO

  • A Prefeitura de Jaguariúna, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, implementou a Ouvidoria da Saúde, um canal oficial ...

    CONFIRA O QUE ABRE E FECHA EM JAGUARIÚNA NO FERIADO DE CARNAVAL

    As repartições públicas entram em recesso municipal na segunda-feira, dia 03 de março, voltando a funcionar normalmente na quinta-feira, ...

    ‘CARNAJAGUÁ 2025’: SAIBA O QUE ESTÁ PROIBIDO DURANTE OS 4 DIAS DE FESTA

    Jaguariúna dá início hoje ao CarnaJaguá 2025, que acontece entre os dias 28 de fevereiro e 3 de março ...

    ‘CARNAJAGUÁ SOLIDÁRIO’: FOLIÃO PODERÁ DOAR 1 KG DE ALIMENTO PARA O FUNDO SOCIAL DE JAGUARIÚNA

  • Jaguariúna se prepara para quatro dias de festa com o CarnaJaguá, e a solidariedade também fará parte da folia. ...