MEIO AMBIENTE INCENTIVA A RASTREABILIDADE DE PRODUTOS VEGETAIS FRESCOS EM JAGUARIÚNA
O Departamento de Agropecuária e Meio Ambiente de Jaguariúna, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), realizou na última segunda-feira, dia 25, o treinamento de “Rastreabilidade para produtos vegetais frescos”. O objetivo foi divulgar e incentivar a rastreabilidade dos produtos vegetais frescos produzidos no município.
O curso contou com a participação de 12 pessoas, entre elas pequenos produtores rurais.
A rastreabilidade vegetal é um importante procedimento que permite detectar a origem e acompanhar a movimentação de um produto ao longo da cadeia produtiva.
Ou seja, identificar qual é o produto, de onde ele veio e como foi produzido, permitindo assim que o consumidor final tenha mais informações sobre o mesmo, bem como a garantia da qualidade.
RASTREAR PRODUTOS
A rastreabilidade de produtos vegetais frescos (frutas e hortaliças) é regulamentada pela Instrução Normativa Conjunta – INC nº 02/2018, e tem como objetivo principal o monitoramento e controle de resíduos de agrotóxicos. A sua adoção, portanto, é obrigatória e tem abrangência nacional.
As regras exigem que cada agente da cadeia produtiva mantenha registrado um conjunto de informações mínimas obrigatórias para permitir a identificação de todo o caminho percorrido pelas frutas e hortaliças, da origem ao destino, desde a propriedade em que foram produzidas até sua chegada ao consumidor final.