PROGRAMA BACIAS JAGUARIÚNA REALIZA PLANTIO DE 300 ESPÉCIES NATIVAS NO TANQUINHO VELHO
Neste mês de fevereiro, os parceiros do Programa Bacias Jaguariúna se reuniram na Fazenda Macatuba, no Bairro Tanquinho Velho, para realizar o plantio de aproximadamente 300 mudas de espécies nativas. Essa ação faz parte de um processo organizado pela Ambev, em parceria com a Prefeitura de Jaguariúna, que prevê o plantio de um total de 20 hectares, totalizando aproximadamente 22 mil mudas de espécies nativas, dos quais 15 hectares já foram plantados em 2023.
O Programa Bacias Jaguariúna tem como objetivo promover a conservação e recuperação de mananciais no Município de Jaguariúna e também incrementar os Serviços Ambientais relacionados principalmente à disponibilidade hídrica e qualidade de água. Quando essas áreas são protegidas, permitem que a Natureza gere benefícios para a população de toda uma região, os chamados serviços ambientais. Por isso, o programa reconhece o esforço de conservação de proprietários rurais do município, e promove também o Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) gerados nessas propriedades.
Na área piloto, que compreende uma porção da Bacia Hidrográfica do Rio Jaguari, os resultados do programa já alcançados são a restauração de 206 hectares de áreas, totalizando o plantio de aproximadamente 343 mil mudas; conservação de 287,5 hectares de florestas; e o desembolso de 100 mil reais com Pagamento por Serviços Ambientais (PSA). Devido a esses resultados, estudos vêm sendo realizados para reproduzir a prática na porção da Bacia Hidrográfica do Rio Camanducaia, abrangendo uma área de interesse de aproximadamente 2.900 hectares.
Atualmente, o Programa Bacias Jaguariúna conta com a parceria das seguintes instituições: Prefeitura de Jaguariúna; The Nature Conservancy-TNC; Ambev; Embrapa Meio Ambiente; Agência das Bacias PCJ e Jaguatibaia Associação de Proteção Ambiental, que juntas compõe a Unidade Gestora do Programa – UGP.