Prefeitura Municipal de Jaguariúna
Curso Processamento de Carne

CURSO DE PROCESSAMENTO DE CARNES REFORÇA VALORIZAÇÃO DA PRODUÇÃO RURAL

  • A Prefeitura de Jaguariúna, por meio do Departamento de Agropecuária e Meio Ambiente, realizou nos dias 23, 24 e 25 de março o curso de Processamento Caseiro de Carnes, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR).

    A ação integra o “Projeto de Incentivo à Produção Agropecuária – Turismo Rural”, que vem sendo desenvolvido no município com foco na estruturação da cadeia produtiva rural e na geração de valor aos produtos locais. A proposta é preparar os produtores não apenas para produzir, mas para transformar, qualificar e posicionar seus produtos de forma mais competitiva no mercado.

    A capacitação teve como foco a formação técnica dos participantes no processamento artesanal de carnes, abordando desde técnicas de preparo até boas práticas de higiene, manipulação e adequação das instalações. O conteúdo segue as diretrizes do SENAR e está alinhado às ações de desenvolvimento rural da CATI e da Prefeitura Municipal.

    Ao investir na qualificação dos produtores, Jaguariúna fortalece um dos pilares estratégicos do turismo rural: a oferta de produtos artesanais com identidade, qualidade e segurança. A produção de derivados de carne amplia as possibilidades de comercialização nas propriedades, agrega valor à produção primária e contribui para diversificar as fontes de renda no meio rural.

    A iniciativa também representa um avanço na organização da cadeia produtiva, promovendo mais autonomia aos agricultores e incentivando a adoção de padrões técnicos que elevam a qualidade dos produtos ofertados à população e aos visitantes.

    Imprensa

    Reportagem:

    Bachin Jr

    Fotos:Divulgação

    FUNDO SOCIAL ABRIRÁ INSCRIÇÕES PARA NOVO CURSO DE CARNES E ACOMPANHAMENTOS

    O Fundo Social de Jaguariúna abrirá inscrições para mais um curso gratuito. É o curso de Carnes e Acompanhamentos ...

    FUTEBOL VETERANOS TERÁ RODADA DECISIVA NO DOMINGO ANTES DO “MATA MATA”

    O Campeonato Municipal de Futebol Veteranos chega à última rodada antes do “mata mata” neste domingo, dia 23. Os ...

    FESTIVAL DE FÉRIAS TERÁ SHOW DE BALÕES NO FIM DE SEMANA E MUITO MAIS!

    O fim de semana está repleto de atrações gratuitas para os jaguariuneses curtirem com a família e os amigos. ...

    QUARTA É DIA DE FEIRA NOTURNA!

    Hoje é dia de curtir a noite com a família e os amigos na Feira Noturna de Jaguariúna. Realizado ...

    ESTAÇÃO DE GUEDES TERÁ ARRAIÁ NESTE SÁBADO

    O mês das festas juninas já passou, mas o Centro de Cultura Caipira de Jaguariúna ainda está no clima ...

    NOVE TIMES SE CLASSIFICAM PARA DISPUTAR TAÇA PRATA DO CAMPEONATO DE FUTSAL AMADOR

    A seletiva do Campeonato de Futsal Amador de Jaguariúna chegou ao fim no último fim de semana. Nove times ...

    QUARTA RODADA DO CAMPEONATO DE FUTEBOL VETERANOS TEVE MAIS GOLEADA

    Repetindo a dose da rodada anterior, mais uma vez o Campeonato Municipal de Futebol Veteranos teve goleada em mais ...

    QUARTA É DIA DE SERTANEJO UNIVERSITÁRIO NA FEIRA NOTURNA DE JAGUARIÚNA

    Esta quarta-feira, 19, será dia de dançar bastante na Feira Noturna de Jaguariúna. O cantor Dam Castro subirá no ...

    ALUNAS CONCLUEM CURSO DE CORTE E COSTURA DO FUNDO SOCIAL DE JAGUARIÚNA

    As alunas do curso de Corte e Costura do Fundo Social de Jaguariúna receberam o diploma de conclusão nesta ...

    FIM DE SEMANA TEM JOGOS DECISIVOS NA SELETIVA DO CAMPEONATO DE FUTSAL AMADOR

    O ginásio do Azulão será palco da última rodada da Seletiva do Campeonato de Futsal Amador de Jaguariúna neste ...