A Prefeitura de Jaguariúna, por meio do SAAEJA (Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Jaguariúna), deu início a uma importante obra de infraestrutura que marcará um novo capítulo no abastecimento de água do município. Trata-se da implantação de uma Estação de Tratamento de Água (ETA) compacta, com captação de água bruta na bacia do Rio Camanducaia — uma área nunca antes explorada para fins de abastecimento público na cidade –, que ampliará a capacidade de abastecimento da cidade em 60%.
Segundo o SAAEJA, a nova ETA Camanducaia terá capacidade inicial de tratamento de 50 litros por segundo, com possibilidade de expansão para até 150 litros por segundo em sua fase final, reforçando a segurança hídrica da cidade e preparando Jaguariúna para o crescimento sustentável.
Nesta primeira fase, serão implantados dois módulos de 25 litros por segundo cada, totalizando 50 litros por segundo de água tratada — quantidade que permitirá o atendimento de aproximadamente 21.600 pessoas. A entrega da primeira fase, com os 50 l/s de capacidade, está prevista para o final de dezembro deste ano.
A nova estrutura contará com tecnologia moderna e eficiente, sob a fiscalização técnica do SAAEJA, garantindo padrões de qualidade e segurança, e está sendo construída em área da Prefeitura de Jaguariúna localizada na Estrada Oscar Pereira Dias (JGR 010), em frente à Fazenda da Barra. A obra irá beneficiar diretamente os moradores dos bairros Guedes, Reserva da Barra, Ana Helena, Lago da Barra, Floresta, Santo Antônio do Jardim e Bom Jardim.
No último dia 23 de julho, teve início a concretagem da fundação da ETA. Essa é a segunda etapa de concretagem da obra, que avança com a base pronta para receber os módulos de tratamento de água.
“Importante destacar que a estrutura de captação de água bruta já será entregue com capacidade plena para os 150 litros por segundo, assim como o tanque de contato e demais instalações de tratamento que suportarão essa vazão futura. Os demais quatro módulos que completarão a estação serão implantados conforme o avanço e a ocupação dos novos loteamentos da cidade”, informa o SAAEJA. “O SAAEJA reafirma seu compromisso com o desenvolvimento sustentável, a modernização dos sistemas de abastecimento e a continuidade da missão de fornecer água de qualidade para toda a população de Jaguariúna”, completa.