Prefeitura Municipal de Jaguariúna
Saúde bem-estar animal Castramóvel

CASTRAMÓVEL INICIA SERVIÇO DE CIRURGIAS ELETIVAS DE ANIMAIS 

O Castramóvel de Jaguariúna iniciou a realização de cirurgias eletivas de animais. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o novo serviço foi aprovado em reunião de planejamento da pasta, realizada em março juntamente com o Conselho Municipal de Saúde.

Além das cirurgias eletivas (agendadas), o Castramóvel também realiza, de segunda sexta-feira, das 13h às 17h, cirurgias de castração de animais já previamente agendadas. A unidade presta atendimento totalmente gratuito à população e está instalada no Parque José Pires Júnior, no bairro Florianópolis. 

Estão sendo realizados procedimentos de retirada de tumores de mama, enucleações (retirada de olhos), retirada de corpos estranhos no estômago, cirurgia de parto, entre outros. 

Para agendar as cirurgias, os tutores devem levar o animal ao Posto de Atendimento Médico Veterinário da Prefeitura de Jaguariúna, no bairro Roseira de Baixo, para avaliação. Caso haja necessidade de atendimento de média complexidade com agendamento (cirurgias eletivas), o procedimento será marcado e realizado no Castramóvel.

O Castramóvel conta com salas pré-cirúrgica e pós-cirúrgica, sala de paramentação, ar-condicionado e banheiro, além de frigobar para acondicionar medicamentos, gaiolas para recuperação dos animais, aparelho inalatório e monitor.

Em 2019, Jaguariúna conquistou o título de Cidade Amiga dos Animais, pela World Animal Protection (WAP). A cidade ficou em 15º lugar na classificação nacional, sendo um dos poucos municípios brasileiros a ter o selo Cidade Amiga dos Animais, obtido graças às políticas de bem-estar dos animais.
 

Imprensa

Reportagem:

Ricardo Alécio

Fotos:Ivair Oliveira

CARRETA MÓVEL TERÁ EXAMES PREVENTIVOS CONTRA CÂNCER EM JAGUARIÚNA NA PRÓXIMA TERÇA

A carreta móvel do Hospital de Amor de Barretos, que faz exames preventivos de câncer, estará em Jaguariúna nesta ...

JAGUARIÚNA PROMOVE MUTIRÃO DE ATENDIMENTO PARA PACIENTES ENCAMINHADOS AO CENTRO DE AUTISMO

A Secretaria de Saúde de Jaguariúna promove neste sábado, dia 30 de julho, um mutirão para atendimento de pacientes ...

SAÚDE DE JAGUARIÚNA REALIZA MUTIRÃO DE GINECOLOGIA NA UBS 12 DE SETEMBRO NESTE SÁBADO

A Prefeitura de Jaguariúna, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza neste sábado, dia 30 de julho, mais ...

OLÍMPICO ENFRENTA A PONTE PRETA DOMINGO NA FINAL DO CAMPEONATO DE FUTSAL VETERANOS

Quem gosta de futsal não pode perder a final do Campeonato Municipal de Futsal Veteranos de Jaguariúna que acontecerá ...

SEXTA-FEIRA É DIA DE “NO TEMPO DA BRILHANTINA” NO TEATRO DE JAGUARIÚNA

O teatro Dona Zenaide em Jaguariúna apresentará hoje, dia 29, o musical “No tempo da brilhantina”. A sessão será ...

JAGUARIÚNA FECHA 1º SEMESTRE COM CRIAÇÃO DE MAIS DE 600 VAGAS DE EMPREGO

Jaguariúna fechou o primeiro semestre com a criação de mais de 600 vagas formais de emprego. Segundo os dados ...

MORADORES DO FLORIANÓPOLIS RECEBEM DOAÇÕES DO JAGUARIÚNA SOLIDÁRIA

A dona de casa, Sueli Aparecida da Silva, chegou cedo ao parque José Pires Junior e foi uma das ...

BANCO DO POVO DE JAGUARIÚNA TEM LINHAS DE CRÉDITO PARA PESSOAS FÍSICAS E JURÍDICAS

O Banco do Povo de Jaguariúna está com linhas de crédito especiais para empreendedores e pessoas físicas da cidade. ...

JAGUARIÚNA SERÁ SEDE DO FÓRUM DE LÍDERES DO CIRCUITO DAS ÁGUAS NO PRÓXIMO DIA 4

Jaguariúna será sede, no próximo dia 4 de agosto, do Fórum de Líderes do Circuito das Águas Paulista, que ...

“SAUDADE É UMA BRECHA NO VAZIO DO TEMPO” SERÁ APRESENTADO SÁBADO NO TEATRO DE JAGUARIÚNA

O espetáculo “Saudade é uma brecha no vazio do tempo” promete emocionar o público neste sábado, dia 30, no ...