Prefeitura Municipal de Jaguariúna
Saúde doação de órgãos

JAGUARIÚNA LANÇA CAMPANHA PARA INCENTIVAR A DOAÇÃO DE ÓRGÃOS

A Prefeitura de Jaguariúna, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, vai lançar na próxima semana uma campanha que tem o objetivo de incentivar a doação de órgãos. No Brasil, a Lei 9.434/1997, conhecida como “Lei dos Transplantes”, prevê a realização periódica de campanhas de incentivo à doação de órgãos, que depende de autorização da família ou pode ser feita ainda em vida.

Muitas pessoas têm receio de autorizar a doação de órgãos de parentes ou simplesmente rejeitam essa opção por vários motivos. Outras, no entanto, compreendem a importância desse gesto de solidariedade e altruísmo, que pode salvar várias vidas.

Esse é o caso de Thaina Thaís Miguel Elias, de 26 anos, moradora de Jaguariúna que autorizou a doação de órgãos da filha Maria Alice, de um ano e três meses, que faleceu este mês após se afogar numa piscina e permanecer hospitalizada por sete dias.

“Ela teve uma parada cardiorrespiratória, ficou sete dias internada na UTI, mas acabou tendo morte encefálica”, conta a mãe, que é escriturária no Hospital Municipal Walter Ferrari e tem mais duas filhas. “Está sendo bem difícil a perda dela, ela era tudo para mim e para a minha família, junto com as duas irmãzinhas que ficaram, mas estamos tentando ser fortes pelas duas”, diz.

Thaina conta que foram doados os dois rins, o fígado e o coração – que, segundo a mãe, foi transplantado em uma menina de um ano e três meses, mesma idade de Maria Alice –, além das córneas.

Mesmo num momento de perda e sofrimento, ela destaca a importância da doação de órgãos. “Sempre tive essa vontade em mim de doar os meus órgãos e sempre deixei claro para a minha família. Acho muito importante esse ato”, afirma Thaina. “Fico imaginando as mães que passam anos nesses lugares (hospitais), esperando um órgão para o filho. Por isso, não tive dúvida quando o pessoal da captação veio conversar comigo e autorizei a doação de todos os órgãos da Maria Alice.”

COMO FAZER PARA SER UM DOADOR DE ÓRGÃOS?
Segundo o Ministério da Saúde, quem deseja ser um doador de órgãos deve informar a família, para que após a morte os familiares possam autorizar a doação e retirada dos órgãos e tecidos.

No Brasil, a doação de órgãos e tecidos só é realizada após a autorização familiar.

Os órgãos doados vão para pacientes que necessitam de um transplante e estão aguardando em lista de espera. A lista é única, organizada por estado ou região, e monitorada pelo Sistema Nacional de Transplantes (SNT). 

Por isso, é necessário conscientizar a sociedade sobre a importância da doação de órgãos e tecidos e, ao mesmo tempo, fazer com que as pessoas conversem com seus familiares e amigos sobre o assunto, deixando clara sua intenção de doar.
 

Imprensa

Reportagem:

Ricardo Alécio

Fotos:Ivair Oliveira

JAGUARIÚNA TEM CERTIFICAÇÃO NO PROGRAMA MUNICÍPIO AGRO

  • Nesta segunda-feira,15, foi realizada no Palácio dos Bandeirantes a cerimônia de premiação do Programa Município Agro, iniciativa do Governo ...

    ‘RE VIRADA REGIONAL DE CULTURA’ AGITA JAGUARIÚNA ATÉ 23 DE DEZEMBRO

  • A Re Virada Regional de Cultura 2025 acontece em Jaguariúna até o próximo dia 23 de dezembro. O circuito ...

    PREFEITURA REALIZA OPERAÇÃO TAPA-BURACOS NESTA SEGUNDA

  • A Prefeitura de Jaguariúna, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Serviços, realiza nesta segunda-feira, dia 15 de ...

    PREFEITURA INICIA CONCRETAGEM DO NOVO RESERVATÓRIO DO SÃO JOSÉ

  • A construção do novo reservatório de água localizado dento do Parque Menegon, no bairro São José, entra em nova ...

    COMPETIÇÃO INTERNA ENCERRA TEMPORADA DA GINÁSTICA ARTÍSTICA EM JAGUARIÚNA

  • Na última sexta-feira,12, a sala de ginástica do Ginásio do Azulão recebeu a “Competição Interna de Ginástica Artística” do ...

    JAGUARIÚNA LANÇA WHATSAPP DA OUVIDORIA DA SAÚDE

  • A Secretaria de Saúde de Jaguariúna passa a contar com um novo canal oficial de comunicação da Ouvidoria: o ...

    JAGUARIÚNA REGISTRA SALDO POSITIVO DE EMPREGOS EM 2025

  • Jaguariúna registra saldo positivo na geração de empregos formais (com carteira assinada) em 2025. Segundo dados do Cadastro Geral ...

    FOI PICADO POR ESCORPIÃO? PROCURE O HOSPITAL WALTER FERRARI!

  • O Hospital Municipal Walter Ferrari agora dispõe de soro antiescorpiônico para atendimento rápido e seguro.

    A picada de escorpião exige ...

    HOJE TEM PARADA DE NATAL NO CENTRO CULTURAL DE JAGUARIÚNA

  • Nesta sexta-feira, dia 12 de dezembro, tem mais Parada de Natal na programação natalina preparada pela Prefeitura de Jaguariúna, ...

    FEIRA NOTURNA DE NATAL SERÁ REALIZADA TAMBÉM NESTA QUINTA NO CENTRO CULTURAL

  • Sucesso de público na quarta-feira, a edição especial de Natal da Feira Noturna de Jaguariúna será realizada também nesta ...