O mutirão para tratamento de varizes promovido pela Prefeitura de Jaguariúna, por meio da Secretaria de Saúde, realizou 1.001 consultas e procedimentos. A ação começou no dia 28 de outubro e os atendimentos aconteceram na UBS Fontanella para pacientes previamente agendados pela Central de Regulação de Vagas do município.
Os pacientes passaram por atividade educativa e exame de ultrassonografia com doppler. Aos que tiveram a indicação confirmada, foi realizado o tratamento não cirúrgico (aplicação de polidocanol “espuma”), um método inovador.
Os pacientes que fizeram os procedimentos também tiveram acompanhamento médico de cerca de três semanas, com retornos para reavaliação, e também contaram com úmero de telefone para tirar dúvidas.
Segundo a Secretaria de Saúde de Jaguariúna, nesse tipo de tratamento, o médico injeta nas varizes o polidocanol, um agente esclerosante que, misturado com o ar, forma uma espuma, parecida com espuma de barbear. Quando ela entra em contato com as varizes, a veia dilatada vai diminuindo de volume instantaneamente, tornando-se uma cicatriz imperceptível absorvida pelo organismo. Com esse método não há necessidade de afastamento do trabalho.