Prefeitura Municipal de Jaguariúna
Saúde tecnologia

JAGUARIÚNA CONCLUI INFORMATIZAÇÃO DA REDE PÚBLICA DE SAÚDE E INOVA COM ATENDIMENTO ON-LINE

  • A Prefeitura de Jaguariúna, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, concluiu o processo de informatização das unidades públicas de saúde. Agora, todas as unidades do Município estão 100% informatizadas com utilização do sistema e-SUS e equipes qualificadas e treinadas. A informatização dá mais agilidade no atendimento e facilita a vida dos usuários.  

    O uso da tecnologia na saúde pública em Jaguariúna também está presente na implantação da telemedicina, que oferece atendimento complementar ao presencial convencional. 

    “Tais tecnologias têm o poder de romper barreiras geográficas, econômicas e culturais, tornando possível que pessoas em áreas mais distantes tenham acesso a um atendimento médico adequado”, informa a Secretaria de Saúde.

    Segundo a secretaria, as consultas médicas na rede pública de Jaguariúna estão a um clique do paciente, que não precisa mais procurar uma UBS para estas especialidades. “Tem toda a facilidade de agendar a consulta na palma da sua mão, basta ter o Cartão Cidadão e o aplicativo CCC Jaguariúna ou até mesmo entrar em contato via WhatsApp”, conclui a secretaria.

    No Prontuário Eletrônico do Cidadão, é possível organizar a agenda dos profissionais das UBS, orientando o fluxo de atendimento de acordo com as demandas agendadas e espontâneas do cidadão, bem como fazer o registro do seu atendimento ou orientar a resolução da necessidade do cidadão da melhor forma possível. 

    Veja como é fácil usar a rede pública de Saúde com o novo sistema informatizado:

    Paciente agendado:
     - Ao realizar o agendamento eletrônico (que pode ser feito presencialmente, por telefone, aplicativo de agendamento ou WhatsApp), o paciente recebe o comprovante de agendamento;
     - Na data agendada, o paciente se apresenta à recepção da unidade, que o insere no sistema para atendimento do profissional agendado; 
     - O profissional visualiza no sistema o nome do paciente a ser atendido e o chama para atendimento;
     - Todo atendimento é registrado: anamnese, diagnóstico, condutas, prescrições, encaminhamentos, solicitações de exames, etc;
     - Caso o paciente precise de outro atendimento na unidade, o profissional que realizou o primeiro atendimento pode encaminhar. Caso as demandas tenham sido solucionadas, o profissional encerra o atendimento.

    Paciente em demanda espontânea:
     - O paciente se dirige à recepção, solicitando atendimento;
     - O recepcionista insere o paciente no sistema para acolhimento com enfermeiro;
     - O profissional identifica a demanda do paciente e, se necessário, o encaminha para atendimento de outros profissionais ou, se resolvido o caso, encerra o atendimento.
     

    Imprensa

    Reportagem:

    Ricardo Alécio

    Fotos:Ivair Oliveira

    MOBILIDADE URBANA REALIZA AÇÕES NA SEMANA NACIONAL DE TRÂNSITO

    O Programa Municipal de Educação Para o Trânsito: “Compromisso com a Vida”, da Secretaria de Mobilidade Urbana de Jaguariúna, ...

    FUNDO SOCIAL FORMA NOVA TURMA NO CURSO DE BOLO DE POTE E SOBREMESAS

     O Fundo Social de Jaguariúna, em parceria com o Sebrae e com o SENAI, formou nesta quinta-feira, dia 21 ...

    ESTREIA DO ESPETÁCULO ‘MAMMA MIA’ LOTA TEATRO MUNICIPAL DE JAGUARIÚNA

    A estreia de Mamma Mia lotou o Teatro Municipal Dona Zenaide na noite desta quarta-feira, dia 20 de setembro. ...

    1ª EDIÇÃO DO CADASTRO ÚNICO ITINERANTE ACONTECE NO BAIRRO TANQUINHO

    A Secretaria de Assistência Social de Jaguariúna realiza nesta quinta-feira, dia 21 de setembro, a primeira edição do Cadastro ...

    JOVENS DE JAGUARIÚNA DEVEM PRESTAR COMPROMISSO À BANDEIRA NESTA SEXTA-FEIRA

    A Junta de Serviço Militar de Jaguariúna informa que ficam convocados os jovens alistados até 30 de junho de ...

    HOJE TEM EDIÇÃO ESPECIAL DO BAILE DA TERCEIRA IDADE

    É hoje a edição especial do Baile da Terceira Idade de Jaguariúna, que integra a programação de aniversário de ...

    CRAS CENTRO REALIZA 2º WORKSHOP GRATUITO DE AUTOMAQUIAGEM HOJE E AMANHÃ

    O segundo workshop de automaquiagem oferecido pela Secretaria de Assistência Social de Jaguariúna começa nesta quarta-feira, dia 20, às ...

    PREFEITURA DE JAGUARIÚNA AMPLIA PARA 5 ANOS VALIDADE DO CARTÃO DE ESTACIONAMENTO DE IDOSOS E PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

    A Prefeitura de Jaguariúna, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, ampliou de um ano para cinco anos ...

    PROGRAMA QUALIFICA SP TEM VAGAS REMANESCENTES PARA CURSOS DE QUALIFICAÇÃO

    O programa Qualifica SP - Meu Primeiro Emprego, do Governo do Estado de São Paulo, está com inscrições abertas ...

    DOMINGO TEM ‘CAFÉ COM VIOLA’ NO CENTRO DE CULTURA CAIPIRA

    Neste domingo, dia 24 de setembro, tem mais uma edição do Café com Viola, com apresentação gratuita da Orquestra ...