Prefeitura Municipal de Jaguariúna
Saúde tecnologia

JAGUARIÚNA CONCLUI INFORMATIZAÇÃO DA REDE PÚBLICA DE SAÚDE E INOVA COM ATENDIMENTO ON-LINE

  • A Prefeitura de Jaguariúna, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, concluiu o processo de informatização das unidades públicas de saúde. Agora, todas as unidades do Município estão 100% informatizadas com utilização do sistema e-SUS e equipes qualificadas e treinadas. A informatização dá mais agilidade no atendimento e facilita a vida dos usuários.  

    O uso da tecnologia na saúde pública em Jaguariúna também está presente na implantação da telemedicina, que oferece atendimento complementar ao presencial convencional. 

    “Tais tecnologias têm o poder de romper barreiras geográficas, econômicas e culturais, tornando possível que pessoas em áreas mais distantes tenham acesso a um atendimento médico adequado”, informa a Secretaria de Saúde.

    Segundo a secretaria, as consultas médicas na rede pública de Jaguariúna estão a um clique do paciente, que não precisa mais procurar uma UBS para estas especialidades. “Tem toda a facilidade de agendar a consulta na palma da sua mão, basta ter o Cartão Cidadão e o aplicativo CCC Jaguariúna ou até mesmo entrar em contato via WhatsApp”, conclui a secretaria.

    No Prontuário Eletrônico do Cidadão, é possível organizar a agenda dos profissionais das UBS, orientando o fluxo de atendimento de acordo com as demandas agendadas e espontâneas do cidadão, bem como fazer o registro do seu atendimento ou orientar a resolução da necessidade do cidadão da melhor forma possível. 

    Veja como é fácil usar a rede pública de Saúde com o novo sistema informatizado:

    Paciente agendado:
     - Ao realizar o agendamento eletrônico (que pode ser feito presencialmente, por telefone, aplicativo de agendamento ou WhatsApp), o paciente recebe o comprovante de agendamento;
     - Na data agendada, o paciente se apresenta à recepção da unidade, que o insere no sistema para atendimento do profissional agendado; 
     - O profissional visualiza no sistema o nome do paciente a ser atendido e o chama para atendimento;
     - Todo atendimento é registrado: anamnese, diagnóstico, condutas, prescrições, encaminhamentos, solicitações de exames, etc;
     - Caso o paciente precise de outro atendimento na unidade, o profissional que realizou o primeiro atendimento pode encaminhar. Caso as demandas tenham sido solucionadas, o profissional encerra o atendimento.

    Paciente em demanda espontânea:
     - O paciente se dirige à recepção, solicitando atendimento;
     - O recepcionista insere o paciente no sistema para acolhimento com enfermeiro;
     - O profissional identifica a demanda do paciente e, se necessário, o encaminha para atendimento de outros profissionais ou, se resolvido o caso, encerra o atendimento.
     

    Imprensa

    Reportagem:

    Ricardo Alécio

    Fotos:Ivair Oliveira

    BALCÃO DE ATENDIMENTO DO SAAEJA TEM NOVO ENDEREÇO A PARTIR DA PRÓXIMA SEGUNDA

  • O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Jaguariúna (SAAEJA) informa que, a partir da próxima segunda-feira, dia 8 ...

    DEFINIDOS OS SEMIFINALISTAS DAS TAÇAS PRATA E OURO DO AMADORZÃO

  • Os semifinalistas da Taça Prata do Campeonato Amador de Futebol - Amadorzão 2025 -, promovido pela Secretaria de Esportes, ...

    BAIRRO FLORIANÓPOLIS RECEBE O ‘JAGUARIÚNA SOLIDÁRIA’ NESTA QUINTA 

  • Moradores do bairro Florianópolis serão atendidos nesta quinta-feira, dia 04 de setembro, pela equipe do programa Jaguariúna Solidária. Realizada ...

    JAGUARIÚNA CONQUISTA GRANDES RESULTADOS NA ETAPA DE LINDÓIA DO CIRCUITO DAS ÁGUAS

  • Jaguariúna confirmou sua força nas disputas da 3ª etapa dos Jogos Desportivos do Circuito das Águas Paulista - CICAP ...

    TAÇA PRATA DO AMADORZÃO DEFINIRÁ SEMIFINALISTAS

  • Os semifinalistas da Taça Prata do Campeonato Amador de Futebol - Amadorzão 2025 -, promovido pela Secretaria de Esportes, ...

    JAGUARIÚNA CELEBRA 71 ANOS COM ESPETÁCULO DA ESCOLA DAS ARTES NO TEATRO DONA ZENAIDE

  • A Prefeitura de Jaguariúna, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, preparou uma programação especial para celebrar os 71 ...

    DOMINGO TEM ‘CAFÉ COM VIOLA’ NA ESTAÇÃO DE GUEDES

  • Neste domingo, dia 31 de agosto, o Centro de Cultura Caipira de Jaguariúna, na Estação de Guedes, recebe mais ...

    SAAEJA MODERNIZA ETE VILA PRIMAVERA COM TECNOLOGIA QUE REDUZ ODORES E RETÉM RESÍDUOS

  • O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Jaguariúna (SAAEJA) realiza obra de concretagem dos leitos de secagem do ...

    WORKSHOP "IDOSO DIGITAL" PROMOVE INCLUSÃO TECNOLÓGICA NO CENTRO DIA DO IDOSO

  • Na tarde desta quarta-feira, 27, o Centro Dia do Idoso recebeu o Workshop "Idoso Digital", uma iniciativa idealizada em ...

    JOGADOR DA SELEÇÃO BRASILEIRA DE RUGBY VISITA PROJETO PRIMEIROS PASSOS

  • Morador desde a infância em Jaguariúna, o jogador Stéfano Penteado, da Seleção Brasileira de Rugby League, visitou nesta quarta-feira, ...