Prefeitura Municipal de Jaguariúna
saúde mental capacitação curso CISM

CISM INICIA CAPACITAÇÃO DE PROFISSIONAIS DA REDE BÁSICA DE SAÚDE EM JAGUARIÚNA  

  • O Centro de Pesquisa e Inovação em Saúde Mental (CISM), projeto desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, Grupo UniEduK e instituições públicas de ensino superior, iniciou a partir desta terça-feira, dia 12 de março, a capacitação de profissionais da rede pública de saúde básica de Jaguariúna. O objetivo da ação é tornar o diagnóstico mais ágil e assertivo de pessoas que sofrem com problemas relacionados à saúde mental.

    A capacitação ocorre durante três meses, com encontros online e presenciais, para profissionais de ensinos médio e superior da rede municipal de saúde.

    “O objetivo do curso é capacitar os profissionais da atenção primária do município a identificar, acolher e atender aos transtornos mentais comuns, refinando o olhar para entender quais pacientes podem ficar em assistência na atenção primária e quais necessitarão de profissionais especialistas em saúde mental. Dessa forma, a capacitação é uma parte de intervenção que visa organizar, definir fluxos e linhas de cuidado de modo a qualificar a assistência em todos os níveis de atenção”, salienta a coordenadora do curso, a médica psiquiatra Dra. Fernanda Lucia Capitanio Baeza, que é doutora em Psiquiatria e Ciência do Comportamento.

    A capacitação contará ainda com a coordenação do médico psiquiatra Dr.Arthur Caye, pós-doutorado em Psiquiatria e considerado o 3º maior expert em Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) da América Latina, segundo o ranking internacional independente Expertscape.

    A atividade será composta por quatro módulos e discorrerá sobre os temas infância e adolescência; adulto e idoso; mulheres em pariparto (gestação,parto e puerpério); e aspectos gerais. A eficácia da capacitação será medida a partir de pré-teste e pós-teste promovidos com os profissionais.

    “Esta capacitação é fundamental para a rede de atenção básica, contribuindo para a diminuição da fila de espera de consultas psiquiátricas, de forma que o atendimento do especialista seja mais profícuo e proporcione até mesmo o atendimento de casos vindos de outros municípios”, salienta o Dr. André Pinto Lemos de Faria, coordenador do curso de Medicina do Centro Universitário de Jaguariúna (UniFAJ), do Grupo UniEduK.

    Imprensa

    Reportagem:

    Anapaula Ziglio

    Fotos:Divulgação

    Consultas médicas devem ser agendadas pelo telefone

    A luta contra o coronavírus ainda não chegou ao fim e para evitar a proliferação do vírus a Prefeitura ...

    Prefeitura de Jaguariúna adia reabertura dos parques públicos

    A Prefeitura de Jaguariúna adiou a reabertura dos parques públicos por tempo indeterminado. Pelo Decreto Municipal nº 4.206, publicado ...

    CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA O SARAMPO COMEÇA EM JAGUARIÚNA

    A campanha de vacinação contra a gripe (vírus Influenza H1N1) foi prorrogada até p próximo dia 31 de agosto ...

    CANAIS DE COMUNICAÇÃO FICAM SUSPENSOS A PARTIR DESTE SÁBADO

    Em cumprimento à alínea B, inciso VI, do artigo 73 da Lei 9.504/97 (Lei Eleitoral), os canais ...

    FUNDO SOCIAL REALIZA DOAÇÃO DE ROUPAS DA “CAMPANHA DO AGASALHO 2020”

    O Fundo Social de Solidariedade, em parceria com a secretaria de assistência social da Prefeitura de Jaguariúna, realiza do ...

    JAGUARIÚNA GANHA NOVO CENTRO DE TÊNIS

    Com oito quadras, sendo quatro recém construídas e quatro reformadas, e dois novos vestiários o Centro de tênis de ...

    FEART GANHA PERGOLADO, ILUMINAÇÃO E SEGURANÇA

    O novo espaço da Feart, agora com pergolado, está pronto para voltar a realizar da feira mais tradicional da ...

    Saúde promove ‘Dia D’ de vacinação contra o sarampo neste sábado

    A Prefeitura de Jaguariúna, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, promove neste sábado, dia 15 de agosto, o ...

    Prefeitura conclui pavimentação asfáltica da estrada Amadeu Bruno

    A Prefeitura de Jaguariúna conclui nesta quinta-feira, dia 13 de agosto, a obra de pavimentação asfáltica da Estrada Municipal ...

    Após retomada das atividades, Posto Veterinário de Jaguariúna já fez mais de 100 atendimentos

    O Posto de Atendimento Médico Veterinário da Prefeitura de Jaguariúna realizou mais de 100 atendimentos de animais desde a ...