Saúde dengue teleatendimento

SAÚDE DE JAGUARIÚNA LANÇA SERVIÇO DE TELEATENDIMENTO PARA PACIENTES COM SUSPEITA DE DENGUE 

  • A Prefeitura de Jaguariúna e o Centro Universitário de Jaguariúna (UniFAJ) lançaram um serviço pioneiro de teleatendimento em casa para pacientes com suspeita de dengue. O trabalho é inédito e tem o objetivo de proporcionar um acompanhamento mais eficaz e confortável para aqueles que apresentam sintomas da doença, sem que precisem se deslocar das suas residências até uma unidade de saúde. O serviço entrou em operação nesta quarta-feira, dia 24 de abril.

    Segundo a Secretaria de Saúde de Jaguariúna, o novo serviço foi elaborado para monitorar pacientes que deram entrada nas unidades de saúde do município com suspeita de dengue. Após passarem pela Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h e realizarem agendamento para atendimento na Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência, os pacientes também serão monitorados remotamente por meio do teleatendimento. 

    Essa ação conta com a participação de alunos dos diversos cursos da área de saúde da UniFAJ, sempre sob a supervisão de profissionais capacitados. A universidade disponibilizou uma sala com computadores no Campus II, localizado no bairro Tanquinho, de onde os estudantes e profissionais envolvidos no projeto fazem o trabalho de teleatendimento.

    A equipe entra em contato com os pacientes por telefone, durante cinco dias, para acompanhar a evolução e identificar possíveis agravamentos da doença. Durante as chamadas, são avaliados sintomas críticos e a presença de sinais de alarme, como sangramentos, vômitos persistentes e dor abdominal intensa. Caso haja qualquer um desses sintomas, os pacientes são orientados a procurar o serviço de saúde.

    “A equipe acompanhará cada caso suspeito ou confirmado e, durante o teleatendimento, irá avaliar se o paciente pertence a algum grupo de risco e verificará a evolução da doença para, se necessário, encaminhamento para atendimento presencial”, informa a Secretaria de Saúde de Jaguariúna.

    O serviço funciona de forma simples e eficaz: os pacientes atendidos em unidades de saúde são cadastrados automaticamente no sistema e contatados posteriormente pela equipe de teleatendimento. Não é necessário que o cidadão acesse qualquer canal específico para dispor desse serviço, basta manter seu número de telefone atualizado.

    Além do acompanhamento ativo dos pacientes, é fundamental que a população colabore com medidas de prevenção à proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. Eliminar possíveis criadouros em casa e no entorno, como pneus e recipientes que acumulam água, é essencial para evitar a reprodução do vetor.

    Em caso de sintomas como febre, dor no corpo e manchas na pele, é importante procurar um serviço de saúde sem recorrer à automedicação. Sintomas graves, como dor abdominal intensa, vômitos persistentes e sangramentos, devem servir como alerta para um retorno imediato ao serviço de saúde.
     

    Imprensa

    Reportagem:

    Ricardo Alécio

    Fotos:Divulgação

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