O mutirão contra a dengue realizado pela Prefeitura de Jaguariúna neste sábado, dia 11 de maio, visitou 800 imóveis no bairro Nova Jaguariúna.
Segundo balanço da Secretaria Municipal de Saúde, foram efetivamente trabalhadas 455 residências. Outros 306 imóveis estavam fechados ou desocupados durante as visitas e 39 proprietários não permitiram a entrada dos agentes de saúde. Também foram coletadas duas amostras de larvas do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue.
Mutirões contra a dengue são uma peça fundamental na luta contra a proliferação do mosquito. Com a missão de vasculhar quintais e interiores de residências em busca de possíveis focos do Aedes aegypti, os agentes de saúde, devidamente identificados, realizam inspeções minuciosas.
Acompanhados pelos moradores, eles compartilham informações sobre como evitar a reprodução do vetor, especialmente pela eliminação de acúmulos de água em recipientes diversos.
A Secretaria de Saúde de Jaguariúna ressalta a importância da colaboração da comunidade nesse esforço coletivo. Permitir o acesso dos agentes e seguir suas diretrizes não apenas no combate à dengue, mas também em outras enfermidades transmitidas pelo mesmo mosquito, é vital. Isso inclui evitar o acúmulo de água em vasos, pneus e outros objetos passíveis de se tornarem criadouros do Aedes aegypti.
Todos os moradores podem contribuir com esse trabalho, enviando mensagens de texto e fotos de locais que possam ser foco de dengue pelo WhatsApp número (19) 99783-2319, de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h.