OCUPAÇÃO DE LEITOS DE UTI EM JAGUARIÚNA CAI MAIS DA METADE APÓS AÇÕES DE ENFRENTAMENTO À COVID
As medidas de restrição de circulação de pessoas e as ações de enfrentamento à Covid-19 adotadas em Jaguariúna conseguiram reduzir drasticamente a ocupação de leitos hospitalares destinados a pacientes com coronavírus em Jaguariúna. Segundo boletim da Secretaria Municipal de Saúde, a taxa de ocupação desses leitos caiu mais da metade em pouco mais de um mês.
No dia 16 de março, a ocupação dos leitos de terapia intensiva no Hospital Municipal Walter Ferrari era de 200% - ou seja, havia 15 pacientes em leitos homologados e outros 15 em atendimento em leitos intermediários. Nesta quarta-feira, dia 28 de abril, a taxa de ocupação era de 93%, com 14 leitos de UTI ocupados.
Os leitos de terapia intensiva são fundamentais no atendimento dos casos graves de Covid-19. Eles são compostos por equipamentos como ventiladores pulmonares e monitores multiparâmetros, além de contar com uma equipe médica especializada.
O número de casos suspeitos da doença também teve uma queda de 39% no período. Em 16 de março, haviam 379 casos em investigação para Covid e, nesta quarta, o número era de 232 casos.
Já a taxa de letalidade teve alta expressiva, passando de 1,9%, em 16 de março, para 2,6%, nesta quarta. No total, Jaguariúna registrou até o momento 113 mortos por complicações da Covid-19.