JAGUARIÚNA ATENDE MAIS DE 100 OCORRÊNCIAS DE MAUS-TRATOS A ANIMAIS COM 5 PRISÕES
A Prefeitura de Jaguariúna, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, Departamento de Saúde e Bem-Estar Animal (DSBEA) e da Guarda Municipal, tem intensificado as ações de enfrentamento aos maus-tratos contra animais.
Os números refletem o fortalecimento dessa política pública: em 2025, de agosto a dezembro, foram atendidas 91 ocorrências de maus-tratos a animais no município com cinco prisões de responsáveis pelos animais. Já em 2026, até o momento, 14 casos foram registrados e devidamente acompanhados pelas equipes responsáveis, totalizando 105 ocorrências em seis meses.
Desde o segundo semestre de 2025, o município passou a adotar um novo protocolo de atendimento às denúncias, o que trouxe mais organização, agilidade e rigor técnico às averiguações, garantindo respostas mais eficientes à população.
As denúncias consideradas menos graves, que permitem agendamento prévio, passaram a ser apuradas semanalmente, sempre com a presença de um médico-veterinário do DSBEA e de agentes da Guarda Municipal. Já nos casos urgentes, em que há risco iminente à vida do animal, o atendimento continua sendo imediato, acionado diretamente pela Guarda Municipal por meio do telefone 153.
A Prefeitura reforça que maus-tratos a animais são crime, conforme legislações municipal, estadual e federal. Denúncias devem ser feitas exclusivamente pelos canais oficiais, garantindo o correto encaminhamento das ocorrências: telefone 156, telefone 153 ou pelo aplicativo oficial da Prefeitura, o Cidadão Mais, na aba Maus Tratos.


