A Prefeitura de Jaguariúna, por meio das secretarias municipais de Saúde e de Educação, iniciou nesta quinta-feira, dia 12 de fevereiro, um ciclo de palestras nas escolas da rede municipal voltado aos alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. A primeira atividade do ano do Programa Saúde na Escola (PSE) foi realizada na Escola Municipal Prefeito Adone Bonetti, no bairro Roseira de Cima.
A ação segue até o mês de maio e deve contemplar 2.530 alunos em toda a rede municipal. As palestras são conduzidas pelo médico veterinário Paulo Costa, da Unidade de Vigilância de Zoonoses, e incluem dinâmicas práticas para ampliar a conscientização e estimular os jovens a se tornarem multiplicadores de boas práticas em saúde e bem-estar.
Os encontros abordam doenças como febre maculosa, febre amarela, esporotricose e raiva, além de orientações sobre acidentes com animais peçonhentos, como escorpiões, aranhas e serpentes, e os agravos causados por animais domésticos, incluindo situações relacionadas a mordeduras e abandono. Também são trabalhados hábitos higiênicos e sanitários no manejo ambiental, fundamentais para a prevenção de agravos à saúde pública.
Segundo a Secretaria de Saúde de Jaguariúna, “todo o conteúdo é fundamentado no conceito de Uma Só Saúde, que integra a saúde humana, animal, ambiental e vegetal, reforçando a importância da responsabilidade coletiva na promoção da qualidade de vida”.
Ainda de acordo com a Saúde, a iniciativa reforça o compromisso da Administração Municipal com a prevenção e a educação em saúde. “Ao levar informação qualificada para dentro das escolas, estamos formando cidadãos mais conscientes e fortalecendo a prevenção de doenças no município, a partir do conceito de Uma Só Saúde, que integra pessoas, animais e meio ambiente”, destaca a pasta.


