Prefeitura Municipal de Jaguariúna
Coronavírus exames

Carreta Ressomóvel faz exames de ressonância no Parque Santa Maria

Dentro do plano de enfrentamento dos impactos da Covid-19, Jaguariúna recebe nesta segunda-feira, dia 9 de novembro, a Carreta Ressomóvel, um veículo equipado para realizar exames de ressonância magnética. O objetivo é realizar os exames que ficaram suspensos por conta da pandemia do coronavírus. O Ressomóvel fica na cidade até o próximo sábado, dia 14, estacionado no Parque Santa Maria.

Segundo a Secretaria de Saúde de Jaguariúna, todas as medidas de segurança serão adotadas na realização dos exames, seguindo as regras sanitárias para evitar aglomerações e a disseminação da Covid.

A Carreta Ressomóvel realizará exames de ressonância magnética em pacientes com problemas no joelho, ombro, crânio (cabeça) e tornozelo. A seleção dos pacientes foi realizada pela equipe técnica da central de regulação do município. Não haverá, portanto, atendimento por procura espontânea.

Segundo a tabela de procedimentos do SUS (Sistema Único de Saúde), exames de ressonância magnética são procedimentos de alta complexidade, cujo agendamento cabe ao governo estadual, por meio de seus Departamentos Regionais de Saúde (DRSs).

“Devido à grande demanda e à pouca oferta pelo Estado, fazemos a compra desses exames de ressonância magnética para que os usuários de Jaguariúna possam realizá-los antes do tempo normal de espera”, explicou a secretária de Saúde de Jaguariúna, Maria do Carmo de Oliveira Pelisão.

“Mas, além da compra desses exames da carreta, já estamos em fase de processo licitatório para aquisição de um equipamento fixo de ressonância magnética para o Município de Jaguariúna, que será instalado no Hospital Municipal Walter Ferrari, e assim nossos pacientes poderão fazer o exame aqui em Jaguariúna sem ter que depender da distribuição de cota via regulação do Estado”, completou a secretária.

O exame de ressonância magnética é usado na análise de doenças cardíacas, abdominais, cervicais, neurológicas e ortopédicas. É um exame indolor de diagnóstico por imagem que possui uma grande precisão, e produz imagens em 2D e 3D dos órgãos, com uma definição maior que a tomografia.

Imprensa

Reportagem:

Ricardo Alécio

Fotos:Ivair Oliveira

INSCRIÇÕES PARA VESTIBULINHO DA ETEC TERMINAM AMANHÃ

Os estudantes que têm interesse em disputar uma das vagas do Vestibulinho da Escola Técnica Estadual (ETEC) têm até ...

JAGUARIÚNA COMEÇA A VACINAR BEBÊS CONTRA A COVID-19

A Secretaria de Saúde de Jaguariúna começou a vacinar hoje, dia 21, contra a Covid-19 os bebês de 6 ...

SAÚDE REFORÇA IMPORTÂNCIA DA VACINAÇÃO CONTRA A COVID E CUIDADOS COM HIGIENE 

Com o aumento de casos de Covid-19 em todo o estado, devido ao aparecimento de novas variantes do coronavírus, ...

MUTIRÃO DE OFTALMOLOGIA ATENDE PACIENTES NO SÁBADO

O mutirão de oftalmologia realizado no último sábado, dia 19, no Centro de Especialidades de Jaguariúna atendeu 37 pessoas. ...

CASTRAMÓVEL ATENDE NO FLORIANÓPOLIS NESTA TERÇA-FEIRA

O Castramóvel de Jaguariúna volta a atender nesta terça-feira, dia 22 de novembro, no Parque José Pires Júnior, no ...

CARRETA DA MAMOGRAFIA ATENDE QUASE 300 MULHERES EM JAGUARIÚNA

A Carreta da Mamografia que permaneceu no estacionamento do Centro Cultural, em Jaguariúna até o último sábado, dia 19, ...

FEIRA NOTURNA TEM EDIÇÃO ESPECIAL DO DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

Neste mês de novembro em que o Dia da Consciência Negra, dia 20, é lembrado pela sua grande importância, ...

5ª CORRIDA TURÍSTICA DE JAGUARIÚNA REÚNE 1.200 PARTICIPANTES

A 5ª edição da Corrida Turística de Jaguariúna reuniu 1.200 participantes neste domingo, dia 20 de novembro. Os atletas ...

JAGUARIÚNA REALIZA CAMINHADA AZUL NO DIA 27 DE NOVEMBRO

Depois do sucesso da Caminhada Rosa, realizada em outubro para chamar a atenção para a saúde da mulher e ...

PROJETO DA ESCOLA DAS ARTES SERÁ APRESENTADO EM EVENTO INTERNACIONAL DA UNESCO

O projeto Escola das Artes de Jaguariúna será apresentado em evento internacional da Unesco, a Organização das Nações Unidas ...