O Posto de Atendimento Médico Veterinário de Jaguariúna acolheu três filhotes de cães que foram abandonados nesta quinta-feira, dia 10 de fevereiro, em frente ao prédio do posto. Os animais, todos machos e sem raça definida, estão em bom estado de saúde, serão castrados pelo Posto Veterinário e já estão à disposição para adoções.
Abandonar ou maltratar animais é crime previsto pelas leis federais nº 9.605/98 e nº 14.064/20. Esta última aumentou a pena de detenção de um para até cinco anos para quem cometer este tipo de crime, mais multa e proibição da guarda.
“A Prefeitura está em fase final de elaboração de um projeto de lei municipal que irá instituir o Programa de Valorização de Protetores e Cuidadores de Animais soltos ou abandonados e o Programa de Lar Transitório de animais nessas condições, que irão agilizar e facilitar as adoções na cidade”, explica o médico veterinário da Secretária de Saúde de Jaguariúna, José Eduardo Chaib de Moraes.
DENÚNCIAS
Denúncias de abandono e maus-tratos de animais podem ser feitas por meio do aplicativo “Jaguariúna – Maus-tratos animais”, disponível gratuitamente nas versões Android e IOS. Pelo app, é possível passar todas as informações sobre o local em que o crime está sendo cometido, características do suspeito e do animal e ainda enviar fotos ou vídeos.
Para o caso de o crime estar ocorrendo no momento da denúncia, a ferramenta informa ainda dois telefones: 153 (Polícia Municipal) e 190 (Polícia Militar). Através deles o atendimento será feito imediatamente. O app pode ser baixado nos celulares gratuitamente e está disponível para download nas versões Android e IOS.