A partir desta quarta-feira, dia 16 de fevereiro, Jaguariúna passa a contar com os serviços de telemedicina na rede pública de saúde por meio do projeto Saúde Primária Digital. O projeto, ainda em fase de testes, é uma parceria da Secretaria Municipal de Saúde com o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo) e, num primeiro momento, será voltado aos usuários da UBS (unidade básica de saúde) 12 de Setembro.
Uma estrutura especial para o teleatendimento foi montada na UBS 12 de Setembro, que conta com sala com mesa e cadeira auxiliar, notebook, impressora, webcam, microfone e internet de fibra ótica. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o serviço funcionará às segundas e quartas-feiras, das 18h30 às 20h, e às sextas-feiras, das 13h às 20h, ampliando o expediente na unidade. O agendamento é feito por demanda espontânea.
Pela parceria, a USP oferece o trabalho de um médico e a Prefeitura entra com o serviço de enfermagem, estrutura e equipamentos necessários ao atendimento remoto. O atendimento é destinado a pacientes das áreas ginecológicas, aconselhamento, pediatria de rotina, além de troca de receitas, anticoncepcionais, entre outros.
O paciente é recepcionado na UBS e, em seguida, é encaminhado à sala de procedimentos para aferição de sinais vitais com o técnico em enfermagem, que irá inclui-lo na lista de atendimento do PEC (Prontuário Eletrônico do Cidadão) e-SUS para o médico da telemedicina.
Em seguida, o paciente segue para o consultório, acompanhado do técnico em enfermagem, para ser atendido pelo médico da telemedicina. A consulta on-line é feita por meio da plataforma Google Meet. As receitas, exames e encaminhamentos serão enviados por e-mail com assinatura digital.
“A telemedicina é a continuidade das ações de tecnologia em saúde já implementadas pela Prefeitura de Jaguariúna, como os aplicativos Remédio na Palma da Mão e Saúde na Palma da Mão, em que é possível fazer consultas e verificar os medicamentos disponíveis”, explica a secretária de Saúde de Jaguariúna, Maria do Carmo de Oliveira Pelisão.
“Esse projeto da USP vem ao encontro dos projetos do nosso município. Em princípio, vamos fazer esse projeto-piloto, que terá duração de três meses, na UBS 12 de Setembro. Mas a ideia é ampliar o projeto para todas as unidades de saúde da cidade, sempre com o objetivo de melhorar cada vez mais nosso atendimento na rede primária”, completa a secretária.
Segundo ela, a escolha da UBS 12 de Setembro para abrigar o piloto do projeto se deve ao fato de a unidade ter uma área de abrangência muito ampla e de grande demanda, necessitando, portanto, de atendimento em horário estendido.
SERVIÇO
Telemedicina na UBS 12 de Setembro
Segundas e quartas-feiras, das 18h30 às 20h
Sextas-feiras, das 13h às 20h
Local: UBS 12 de Setembro
Endereço: Rua Vereador Braz Pinto Catão, 195 - Jardim Santa Mercedes