O número de ocorrências envolvendo maus-tratos e abandonos de animais cresceu 89% em Jaguariúna em 2021, em relação ao ano anterior. Segundo balanço da Secretaria Municipal de Segurança Pública, no ano passado foram registrados 253 casos de maus-tratos, contra 134 em 2020.
O registro de denúncias vem crescendo a cada ano graças à adoção pela Administração Municipal do aplicativo "Jaguariúna - Maus-tratos animais". A plataforma possibilita denúncias com o registro de informações sobre o local do crime, características do suspeito e do animal, além de possibilitar o envio de fotos e vídeos.
Se o crime estiver ocorrendo no momento da denúncia, a ferramenta também informa os telefones 153 (Polícia Municipal) e 190 (Polícia Militar) para o usuário chamar a força policial.
O aplicativo pode ser baixado nos celulares gratuitamente e está disponível para download nas versões para Android e IOS. Segundo a Secretaria de Segurança Pública, as informações compartilhadas pela plataforma são anônimas e não expõem a identidade do denunciante.
Em 2020, Jaguariúna foi reconhecida, pela segunda vez consecutiva, como cidade amiga dos animais. O município participou do 2º Prêmio Cidade Amiga dos Animais, realizado pela World Animal Protection - Proteção Animal Mundial (WAP) com parceria da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) e Organização Pan-americana de Saúde (OPAS).