Praça Brasília

O local, que recebe o nome da capital brasileira, fica na Rua José Alves Guedes, no Centro de Jaguariúna. O espaço conta com dois mil metros de área de lazer com playground e uma ampla área verde.

Praça Carlos Gomes

No Jardim Paraíso, próximo a rodovia João Beira sentido o bairro Florianópolis, está localizada a Praça Carlos Gomes. O local recebe esse nome em homenagem ao maestro e compositor brasileiro de ópera que nasceu na cidade de Campinas em 11 de julho de 1836. 

Antonio Carlos Gomes foi autor de uma das mais famosas óperas, O Guarani, conhecida nos cenários brasileiro e internacional. Ele morreu no dia 16 de setembro de 1896. A praça tem dois mil metros quadrados e conta com uma quadra de futsal e playground.

Praça Cyrillo Fontanella

Localizada no bairro Jardim Fontanella, a praça recebe o nome do filho do italiano Giovanni, que foi um dos primeiros imigrantes a chegar em Jaguariúna. Cyrilo Fontanela ficou conhecido por ser colono de fazendas de café da região e por fundar o bairro Jardim Fontanella. Ele faleceu em 11 de dezembro de 1983. O espaço é conhecido pela fonte onde os moradores vão buscar água natural. Nela também tem um playground.

Av. Tiradentes.
Bairro Jd. Fontanella.

 

 

Praça dos Ferroviários

A Praça dos Ferroviários fica próxima a rotatória da galeria, na Avenida Marginal. A criação da área de lazer foi uma forma de homenagear os ferroviários que fazem parte da história de Jaguariúna.

A ferrovia ainda está presente na vida do jaguariunense, pois a cidade mantém a linha férrea que liga Jaguariúna a Campinas e que, atualmente, serve de ligação para o passeio da Maria Fumaça. 

A viagem percorre os locais onde eram as plantações de café e já foi palco de grandes produções artísticas. Ao redor da Praça dos Ferroviários tem restaurantes, shopping e lojas para todo tipo de necessidade. 

No centro do local há um logradouro com um obelisco para firmar esta homenagem aos ferroviários.

Praça dos Imigrantes

No bairro Nova Jaguariúna tem a Praça dos Imigrantes. A construção do espaço foi uma homenagem aos imigrantes italianos e portugueses que vieram para a Vila Bueno, atual Jaguariúna, por volta de 1880. 

Esta praça fica às margens do Rio Jaguari e tem cerca de 10 mil metros quadrados de área distribuídos em um playground, um quiosque e sanitários públicos. O lugar é agradável e ideal para reunir a família em um domingo à tarde.

Praça Mogi Mirim

A Praça Mogi Mirim é uma homenagem ao município que fica a 37 km de Jaguariúna. A cidade pertencia a Mogi Mirim como Distrito de Paz e só em 30 de dezembro de 1953 conquistou a sua emancipação político-administrativa. A área de lazer fica no bairro Dom Bosco e conta com quiosque, quadra poliesportiva com arquibancada e playground.

Esta praça está revitalizada para levar a arte mais próxima das pessoas. Os bancos tem pinturas de quadros famosos dos grandes artistas Gustavo Rosa, Tarsila do Amaral, Aldemir Martins e Piet Mondrian. Ao passear pela Praça Mogi Mirim ainda é possível encontrar desenhos nos bancos inspirados em personagens de Mauricio de Sousa. Já as mesinhas e os banquinhos de concreto, utilizados para momentos de lazer na praça, receberam decorações em mosaico.

Rua Joaquim Bueno.
Bairro Dom Bosco.

Praça Santa Cruz

A Praça Santa Cruz recebe o nome do bairro, que é um dos mais antigos de Jaguariúna. Com 5 mil metros quadrados, o local conta com uma quadra poliesportiva, playground, coreto e um quiosque de alimentação.

Parque Américo Tonietti

Voltado para o esporte, o Parque Américo Tonietti fica no bairro Roseira de Baixo. O espaço tem pista para caminhada de 360 metros, parque infantil, quadras poliesportivas, campo de futebol com arquibancada para 800 pessoas e um ginásio de esportes que recebeu o nome de Sebastião Pereira (Tião Arruda). 

Américo Tonietti nasceu no ano de 1914 em Espírito Santo do Pinhal, mas se mudou para Jaguariúna na Fazenda Roseira em 1956. Ele se dedicou ao futebol e lutou por times da cidade que continuam formados até hoje e foi um dos fundadores do bairro Roseira. Américo Tonietti faleceu com 83 anos em Jaguariúna. 

O munícipe Sebastião Pereira, conhecido como Tião Arruda, foi morador da Fazenda Capim Fino e depois do bairro Roseira. Ele estava presente em todas as atividades esportivas de Jaguariúna e sempre incentivou os jovens a praticar exercícios físicos. Tião Arruda uniformizava os times, organizava campeonatos com recursos próprios e até patrocinava os jogos. Ele foi muito importante para o desenvolvimento do esporte na nossa cidade.

Rua Figueira, s/n.
Bairro Roseira de Baixo.
(19) 3867-0631

Parque Benedito Bergamasco

Localizado no bairro Nova Jaguariúna, o Parque Benedito Bergamasco é um espaço com 5 mil metros quadrados que une lazer com a prática de esportes.

Na área de lazer e diversão tem um playground, dois quiosques e um espaço de convivência com mesas e bancos sob a sombra de árvores frutíferas. Para o esporte e bem-estar, o parque conta com canchas de bocha e uma quadra olímpica ideal para jogos de futsal, vôlei e basquete. A construção segue o estilo dos demais parques existentes na cidade com destaque para o uso de elementos como madeira, vidro e tijolos.

Nascido em 11 de abril de 1903, Benedito Bergamasco foi um cidadão jaguariunense importante para a história da cidade. Muito participativo na vida política de Jaguariúna, ele foi subdelegado na época da Revolução de 32 e chegou a ser perseguido pelos militares de São Paulo. Benedito Bergamasco também foi subprefeito e nos anos 50 participou ativamente do processo de emancipação do município.

Rua Osvaldo Tonini s/n.
Bairro Nova Jaguariúna.
(19) 3867-4330

Parque dos Lagos

É um dos principais e maiores parques da cidade. O complexo de lazer conta com 70 mil m² de natureza e tranquilidade. São 3 lagos povoados de peixes, patos, cisnes e tartarugas.

Também oferece quiosque para lanches rápidos, playground para as crianças, conchas de bocha e malha e quadra de futebol, além de área para caminhadas.

Um túnel subterrâneo interliga o local a outra área verde que conta com projeto paisagístico, equipamentos para a prática de esportes (pista para caminhada, ciclovia e deck para exercícios físicos) e espaço mais do que  amplo para quem quer deixar de lado o estresse do dia a dia.

Rua Eduardo Tozzi, s/n.
Bairro Vila 12 de Setembro.
(19) 3837-4864

 

 

Parque José Pires Júnior

Rua Francisco Sales Pires, s/n.
Bairro Florianópolis.
(19) 3837-7319

 


 

Parque José Theodoro de Lima

Com mais de 15 mil metros quadrados de área e mata nativa preservada, o local é ideal para a prática de esportes e para curtir momentos de lazer em tranquilidade. 

Conta com portaria, área administrativa, dependências de funcionários, pista para caminhada, quadra poliesportiva, sanitários e quiosques. A construção segue o estilo dos demais parques existentes na cidade com destaque para o uso de elementos como madeira, vidro e tijolos.

Rua José Fernandes s/n.
Jardim Cruzeiro do Sul.
(19) 3867-0987

Parque Linear

Inaugurado em 2012, o Parque Linear contempla ajardinamento, arborização, corredor ecológico, playground, academias ao ar livre, ciclovia e pista de caminhada.

É um espaço de convívio público a fim de incentivar o lazer e promover a integração da população com a natureza.

Av. Marginal.
Passa pelo Centro Cultural.

 

 

Parque Luiz Barbosa

O Parque Luiz Barbosa está situado perto do centro da cidade e, apesar de pequeno, é bem arborizado e uma excelente opção para prestigiar a natureza da cidade de Jaguariúna e ainda ver de pertinho animais como cisnes, gansos, peixes, coelhos, pavões, tartarugas e galinhas d'angola.

É um espaço ideal para relaxar, respirar ar puro e promover encontros e piqueniques com amigos e a família!

Rua Jose Alves Guedes s/n.
Centro.
(19) 3867-0959

Parque Maria Estela Bianco Torres

Entre as ruas Laranjeira e Macieira.
Bairro Roseira de Cima.
(19) 3867-4330

Parque Menegon

No bairro São José está localizado o Parque Menegon, ideal para a prática de esporte. O local disponibiliza para a população duas quadras poliesportivas, uma coberta e a outra descoberta, ambas com iluminação, além de um campo de futebol society e duas canchas de areia para bocha. O parque também conta com parque infantil.

Rua Wenceslau s/n.
Bairro Vila São José.
(19) 3837-3760

Parque Santa Maria

Parque Santa Maria, inaugurado em 1986, é um lugar reservado para a prática de atividades físicas e também palco de grandes eventos. Está localizado no centro de Jaguariúna e possui uma quadra de vôlei, uma de futsal, uma pista de caminhada e arquibancada. 

Na parte de lazer o parque oferece o Espaço Azul onde são realizados eventos que necessitam de um lugar coberto e um quiosque ideal para reunir a família e amigos. O nome do parque é uma homenagem à padroeira da cidade Santa Maria. 

Rua José Alves Guedes, 1003.
Centro.
(19) 3867-4223

 

 

Parque Serra Dourada

Rua Holambra s/n.
João Aldo Nassif.
(19) 3837-5000