O encontro mensal com as famílias beneficiárias e acompanhadas pelo CRAS Nassif, por meio do Serviço de Proteção e Atendimento Integral às Famílias (PAIF), realizado na manhã de hoje, 6, abriu oficialmente a programação do “Agosto Lilás”, mês de conscientização pelo fim da violência contra a mulher.
O evento teve como tema central “Violência contra a Mulher – Mitos e Verdades” e contou com a participação das convidadas Amanda de Fátima Guidetti Catão, escrivã do Setor de Proteção à Mulher da Delegacia de Jaguariúna, Vitória Lima Ignacio, psicóloga, dentre outras profissionais que trouxeram informações esclarecedoras e desmistificaram o tema, que muitas vezes é permeado por julgamentos e comportamentos que podem naturalizar as situações de violência contra a mulher. A metodologia adotada foi a roda de conversa.
Durante o encontro foi realizada uma dinâmica com as famílias, utilizando frases, situações e exemplos, com o objetivo de proporcionar uma melhor compreensão do tema. Foi enfatizado o não julgamento, a importância do trabalho articulado em rede dos serviços públicos de atendimento, bem como a relevância da rede de apoio familiar e comunitária.
O encontro se mostrou fundamental para aproximar a rede de proteção social no município, promovendo o acesso à informação, o fortalecimento e o empoderamento das mulheres, garantindo-lhes o acesso aos seus direitos e assegurando uma vida digna, sem opressão e violência.
Seguindo a programação, amanhã, dia 7, e quinta, dia8, às 9h, tem discussão do tema “Direitos da Mulher”, no Parque Florianópolis.
No dia 12, às 9:30h, Reunião do Conselho da Mulher na Casa da Mulher de Jaguariúna.
Já nos dias 12, às 14h, e 13, às 9h, debate sobre a “Lei Maria da Penha” no CRAS Cruzeiro do Sul.
O encerramento do “Agosto Lilás” acontecerá dia 14, às 14h, com a discussão do tema “Ciclo da Violência Doméstica”, no CRAS Centro.
A realização é da Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social.